terça-feira, 27 de novembro de 2012

O foco na sociedade



A convivência humana chegou a um nível tão alarmante que foi necessário o surgimento de uma área do conhecimento que se especializa em investigar quais são os fenômenos que tornam as relações sociais tão conflituosas e  ao mesmo tempo provocam mudanças drásticas no cenário econômico, político e estrutural de uma época. 
Vários fatores decorrentes de revoluções sistemáticas levaram ao surgimento de intelectuais que pudessem pesquisar porque os acontecimentos como Revoluções Sociopolíticas (Rev. Francesa), revoluções intelectuais (Iluminismo) e Revolução na forma de produção e organização humana (Rev. Industrial) levou a uma série de transformações na vida do homem e do seu habitat na modernidade: Deslocamento do homem do campo para os centros urbanos em busca de emprego, sendo que essa oferta quase nunca atendia a demanda, logo se deslocava muito mais pessoas do que a quantidade de vagas disponíveis nas empresas, gerando o desemprego, surgimento de favelas  e bolsões de pobreza, aumento da criminalidade e das doenças psicológicas e uma série de eventos que comprometia a convivência social e o desenvolvimento das cidades, palco dessas revoluções. Deve-se levar em conta também a realidade de trabalho e sobrevivência desses homens-mulheres-crianças (operários), uma realidade que chamava a atenção por deixar a margem qualquer aspecto de humanidade e tentar justificar toda e qualquer atrocidade com o argumento do desenvolvimento e progresso. A reflexão em torno dessas questões supracitadas levou ao surgimento da sociologia, uma disciplina que tem como objeto de estudo a sociedade, a forma como se relacionam os seres humanos e os diversos fatores que decorem dessa relação. Assim a sociologia pergunta: Por que os seres humanos tem necessidade de viver em sociedade, tal qual a sociedade cujo cenário foi descrito? O que mantém a coesão social? Ainda que essa coesão se sustente sobre a opressão de muitos, em favor de poucos? Quem deve controlar a sociedade? Esse controle advém de um consenso social, ou é fruto de uma escravidão histórica que foi se  camuflando até chegar a um estágio de possível legitimidade? Qual a melhor forma de organização social? O que são e como funcionam as instituições que surgem quando o homem decide viver em grupo? Como se dá a relação do homem com o espaço geográfico? Essas perguntas e outras mais complexas formam o campo de estudo e análise da sociologia e, para respondê-las, muitas mentes emergiram, gerando um palco de discussão que molda o campo de estudo da sociologia.
Nossa proposta inicialmente é entender o que é essa ciência, quais foram os fatores que possibilitaram seu surgimento, quais os elementos da sociedade que a mesma busca averiguar e quais foram os primeiros pensamentos e pensadores da área da sociologia e em seguida buscar estabelecer a relação da sociologia com o que estudamos até hoje em filosofia.  

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O dilema consumo versus sustentabilidade no cenário político mundial

INTRODUÇÃO

Viver é consumir. O consumo justifica a necessidade de trabalhar, e em torno do mesmo dançam diversos aspectos da vida humana, de forma que não seria tanto desatino dizer que cultura, arte e as diversas formas de expressão que decorre da relação humana com a natureza e consigo mesmo, é fruto de uma necessidade intrínseca de sobrevivência que mostra o quanto o "estomago pesa". Na última aula discutimos os aspectos dessa relação, perpassando, inclusive, pela dimensão política e seus conflitos que decorrem justamente pela valorização e escassez de recursos que podemos conceituar como sendo a mola propulsora da economia mundial. Realidade que, como vimos, leva a conflitos localizados que muitas vezes se justificam com falsos fins. Percebemos também a transformação, ao longo curso da história, na mentalidade humana diante da relação Homem-Natureza-Consumo, chegando a conclusão de que essa mudança é histórica e provocam mudanças teóricas, psicológicas e sociais, mexendo fortemente com o comportamento na contemporaneidade, a essa mudança damos o nome de "onda da SUSTENTABILIDADE" . Deste modo faz-se necessário um trabalho onde possa ser analisado e pesquisa essa teia intrigante entre HOMEM - NATUREZA - CONSUMO - SUSTENTABILIDADE e de que modo isso tudo se desdobra no comportamento individual e coletivo e na relação sociopolítica entre as nações. 

LEITURA IMAGÉTICA












                  Imagem 1 












                    Imagem 2


LEITURA FÍLMICA


                    Vídeo 1 - Vídeo Campanha RIO+20

               Vídeo 2 - Trecho do filme o ponto de mutação



METODOLOGIA:

Leitura, análise e reflexão sobre matérias e vídeos disponíveis aqui. 
Resposta, no comentário deste blog, ou em papel ofício, digitado. 
O trabalho deverá ser entregue no dia 29/11/2012.

TAREFA

1- Faça leitura do capítulo 1 e 2 do módulo de sociologia e busque estabelecer a relação entre Sociologia e Sustentabilidade, mostrando de que forma a sociologia pode contribuir para a compreensão da relação homem-natureza e ajudar na sustentabilidade dos recursos naturais do planeta. 

2 - Faça uma pesquisa sobre a OCX e leitura da imagem 1, em seguida mostre de que forma o surgimento da mesma envolve questões sociopolíticas que ligadas a escassez de recursos valorizados. 

3 - Qual a relação do vídeo 2 e a imagem 1, estabeleça uma relação do mesmo com as nossas discussões sociológicas em torno das seguintes abordagens temáticas:
3.1 - Relação homem-natureza e suas transformações no processo histórico. 
3.2 - Conflitos geopolíticos ocasionados por conquistas territórias.
3.3 - Análise das propostas advindas de diversos setores da sociedade para resolver o problema oriundo da relação homem-natureza, sustentabilidade-consumo. 

4 - O que você propõe como soluções para as perguntas levantadas no vídeo 1?

5 - O que representa para você a imagem 2? Ela leva a refletir sobre uma ação sustentável coletiva que ainda não existe no Brasil? Justifique.