segunda-feira, 9 de junho de 2014

Será o amor uma falácia?

Photo de Luis Machado
O amor é ou não é uma falácia? Eu me arrisco a dizer que não. Entretanto, em tempos de crise, onde o navio das relações amorosas encontra-se a deriva e a linha que une o início e término do que se supunha ser o "amor da vida" é tão tênue, acredito ser interessante refletir sobre as questões que dizem respeito ao amor na era da"modernidade líquida".
O título do texto é falacioso, todavia, o texto em si é um convite interessante para perceber as falacias que usamos ou aceitamos nas mais diversas situações, ao mesmo tempo o texto é um passeio leve por questões importantes de lógica e argumentação, o que possibilita uma sensibilização quanto a necessidade de pensar bem, pois, "pensar bem, nos faz bem", sobretudo para o coração. Boa leitura! 

O Amor é uma Falácia

Max Shulman

Eu era frio e lógico. Sutil, calculista, perspicaz, arguto e astuto - era tudo isso. Tinha um cérebro poderoso como um dínamo, preciso como uma balança de farmácia, penetrante como um bisturi. E tinha - imaginem só - dezoito anos.
Não é comum ver alguém tão jovem com um intelecto tão gigantesco. Tomem, por exemplo, o caso do meu companheiro de quarto na universidade, Pettey Bellows. Mesma idade, mesma formação, mas burro como uma porta. Um bom sujeito, compreendam, mas sem nada lá em cima. Do tipo emocional. Instável, impressionável. Pior do que tudo, dado a manias. Eu afirmo que a mania é a própria negação da razão. Deixar-se levar por qualquer nova moda que apareça, entregar a alguma idiotice só porque os outros a segue, isto, para mim, é o cúmulo da insensatez. Petey, no entanto, não pensava assim.
Certa tarde, encontrei-o deitado na cama com tal expressão de sofrimento no rosto que o meu diagnóstico foi imediato: apendicite.
- Não se mexa. Não tome laxante. Vou chamar o médico.
- Couro preto - balbuciou ele.
- Couro preto? - disse eu, interrompendo a minha corrida.
- Quero uma jaqueta de couro preto - disse.
Percebi que o seu problema não era físico, mas mental.