quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Propostas Curriculares para o Ensino de Filosofia

Em 02 de junho de 2008 foi sancionada a lei que altera o artigo 36 da LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Essa alteração diz respeito a obrigação da presença das disciplinas Sociologia e Filosofia nos currículos das instituições educacionais de ensino médio. A presença das duas disciplinas é uma conquista de toda sociedade brasileira, que, representada por diversos setores ,vinha, há muito tempo, brigando pela inclusão das disciplinas na grade curricular.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Breaking Bad, Platão e a moralidade


Walter é um professor de química de uma escola secundária nos Estados Unidos, além de lecionar ele também trabalha em uma loja de conveniência, como uma forma de angariar mais recursos para ajudar nas despesas em casa, onde ele vive com a esposa, que está grávida, e um filho que teve paralisia cerebral. Walter tem então 50 anos, leva uma vida pacata como um intelectual fracassado, suas aulas de química são tidas como chatas, no posto onde trabalha ele sofre com o excesso de autoridade do seu patrão e quase nunca pode responder exatamente por sua vida. Parece que Walter aposentou seus sonhos, seus projetos e selou os olhos para tentar não vê-los.  
Ao completar 50 anos ele descobre que está com um câncer, um cancro pulmonar fulminante. Os médicos não sabem ao certo, mas as perspectivas de vida de agora em diante são mínimas, a morte bate na porta do seu quarto e a qualquer momento poderá entrar. Aparentemente ele não se importa com a morte, com o fato do fim da vida, parece que não vivera até então uma vida bem vivida, mas ele se importa com aqueles que irá deixar, se importa com seu filho, com sua esposa e sua filha que está para nascer, se importa com a hipoteca da casa. O futuro é incerto para morrer agora. Evitar a morte provavelmente é impossível; pensando bem e analisando dentro de algumas estatísticas ele pode viver  um pouco mais, ou mesmo quem sabe pode até ficar curado, existem casos milagrosos que fogem das perspectivas da medicina, mas todavia isso é incerto, muito incerto para deixar aquietar sua mente e coração. Se tiver que morrer agora, deixando algum sentido para a vida, é aquele de que deixou sua família, mas deixou eles bem. Mas, como fazer isso, uma vez que deixar sua família bem, pressupõe conseguir bastante recurso financeiro, suficiente para quitar a casa, pagar a faculdade do filho e as despesas da esposa e da criança?
Com a vida de professor e no posto de gasolina, mesmo que consiga viver mais uma década, não será possível, o que ganha é o suficiente para manter as despesas da casa e só isso. Com isso Walter White precisa descobrir uma forma de ganhar dinheiro rápido, ele precisa ser mais rápido que o câncer. Nessa corrida que conduz para morte ele precisa encontrar um atalho que leve ao dinheiro, muito dinheiro.