quarta-feira, 8 de abril de 2015

Édipo Rei: Por uma moralidade cósmica

Nós dois temos
Os mesmos defeitos
Sabemos tudo
A nosso respeito
Somos suspeitos
De um crime perfeito
Mas crimes perfeitos
Não deixam suspeitos
  

Vejam bem, habitantes do século XXI, meus contemporâneos! Este é Édipo, decifrador de enigmas famosos; ele foi um senhor poderoso e por certo muitos poderiam invejá-lo em seus momentos de glória e prosperidade. Porém, poucos podem imaginar o que lhe reserva o destino, o imenso abismo no qual ele caiu.
Antes de apresentar nosso personagem e sua epopeia, faz-se necessário uma breve pausa no texto para estabelecer uma ponte entre Édipo e Giges, um dos personagens da última história intitulada Breaking Bad, Platão e a moralidade, apresentado neste mesmo espaço, onde tracei um esforço para futucar o problema da moralidade. Não vou adentrar nessas questões novamente, sugiro, entretanto, para os que não leram o último texto (Breaking Bad, Platão e a moralidade,), que façam a leitura, pois vamos, vez ou outra, dialogar com ele. Esse diálogo tem como rota conduzir a reflexão para primeira tentativa de solucionar o problema da fundamentação da moralidade. Assim como Mister White e Giges foram escolhidos para assentar o problema da moralidade, Édipo será aquele que irá nos guiar pela primeira resposta a seguinte questão: Em que está fundada a moralidade? Isto posto, sem muita delonga, vamos chamar nosso personagem.


Tateando os objetos, tropeçando, andando meio cambaleante; ainda se acostumando com a cegueira, vai Édipo ao encontro do trágico destino, do inevitável, mais terrível que a morte. Seus olhos ainda estão ensanguentados, do seu rosto jorram sangue e suor, o líquido vermelho traça um caminho por onde passa. A dor, o sangramento e a cegueira, tão recente quanto o fatídico e brutal acontecimento, acompanha nosso personagem. Lá fora, em frente ao seu castelo, onde reinou por 15 anos, seus súditos esperam ansiosos para saber o desfecho do trama trágico.

Édipo passa pelos corredores em direção à multidão, as imagens rodopiam em sua cabeça como se fosse um filme. Enfim soubera da história inteira, o quebra cabeça foi montado, tudo que aconteceu ele agora sabe nos mínimos detalhes. Assim, lacônico, absorto em pensamentos, é sugado por uma nuvem de lembrança que desloca nosso trágico herói para uma série de acontecimentos que explicam sua sina.