terça-feira, 27 de novembro de 2012

O foco na sociedade



A convivência humana chegou a um nível tão alarmante que foi necessário o surgimento de uma área do conhecimento que se especializa em investigar quais são os fenômenos que tornam as relações sociais tão conflituosas e  ao mesmo tempo provocam mudanças drásticas no cenário econômico, político e estrutural de uma época. 
Vários fatores decorrentes de revoluções sistemáticas levaram ao surgimento de intelectuais que pudessem pesquisar porque os acontecimentos como Revoluções Sociopolíticas (Rev. Francesa), revoluções intelectuais (Iluminismo) e Revolução na forma de produção e organização humana (Rev. Industrial) levou a uma série de transformações na vida do homem e do seu habitat na modernidade: Deslocamento do homem do campo para os centros urbanos em busca de emprego, sendo que essa oferta quase nunca atendia a demanda, logo se deslocava muito mais pessoas do que a quantidade de vagas disponíveis nas empresas, gerando o desemprego, surgimento de favelas  e bolsões de pobreza, aumento da criminalidade e das doenças psicológicas e uma série de eventos que comprometia a convivência social e o desenvolvimento das cidades, palco dessas revoluções. Deve-se levar em conta também a realidade de trabalho e sobrevivência desses homens-mulheres-crianças (operários), uma realidade que chamava a atenção por deixar a margem qualquer aspecto de humanidade e tentar justificar toda e qualquer atrocidade com o argumento do desenvolvimento e progresso. A reflexão em torno dessas questões supracitadas levou ao surgimento da sociologia, uma disciplina que tem como objeto de estudo a sociedade, a forma como se relacionam os seres humanos e os diversos fatores que decorem dessa relação. Assim a sociologia pergunta: Por que os seres humanos tem necessidade de viver em sociedade, tal qual a sociedade cujo cenário foi descrito? O que mantém a coesão social? Ainda que essa coesão se sustente sobre a opressão de muitos, em favor de poucos? Quem deve controlar a sociedade? Esse controle advém de um consenso social, ou é fruto de uma escravidão histórica que foi se  camuflando até chegar a um estágio de possível legitimidade? Qual a melhor forma de organização social? O que são e como funcionam as instituições que surgem quando o homem decide viver em grupo? Como se dá a relação do homem com o espaço geográfico? Essas perguntas e outras mais complexas formam o campo de estudo e análise da sociologia e, para respondê-las, muitas mentes emergiram, gerando um palco de discussão que molda o campo de estudo da sociologia.
Nossa proposta inicialmente é entender o que é essa ciência, quais foram os fatores que possibilitaram seu surgimento, quais os elementos da sociedade que a mesma busca averiguar e quais foram os primeiros pensamentos e pensadores da área da sociologia e em seguida buscar estabelecer a relação da sociologia com o que estudamos até hoje em filosofia.  

0 comentários:

Postar um comentário