domingo, 11 de maio de 2014

O ENEM e a filosofia

A filosofia tem sido cada vez mais frequente nas provas do ENEM e sua presença não se resume a quantidade de questões que em 2013 foram 6, mas encontramos textos e temas filosóficos tanto em questões de outras áreas, quanto na redação. As questões de ordem filosófica aparecem no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que ocorre no primeiro dia de prova.  Até 2010 as questões eram elaboradas de forma a cobrar muito mais a capacidade interpretativa dos estudantes e seu conteúdo quase sempre se resumia a política e cidadania, entretanto, desde 2012, quatro anos após a sanção da lei que obriga o ensino de filosofia e sociologia no Ensino Médio, é exigido que o estudante conheça o pensamento dos principais filósofos e os principais temas e problemas filosóficos. Em 2013 no mínimo duas questões exigiram uma capacidade além da habilidade interpretativa do estudante, uma delas trazia um texto de Aristóteles do livro A Política, nesta encontrava-se um trecho da obra do autor, onde o mesmo falava diretamente sobre a felicidade, a resposta correta desta questão exigia um prévio conhecimento do pensamento do filosófico grego. 


Assim, acredito que em um ano de forte presença política: eleições, manifestações, copa do mundo entre outras questões, certamente a filosofia será convidada para ser anfitriã no Exame Nacional do Ensino Médio 2014, desta forma afirmo que estudar filosofia pode ajudar, não tão somente em adquirir as capacidades de leitura significativa e crítica, análise interpretativa, crítica e problematizadora, mas também como base conceitual para encontrar as questões certas (no mínimo as de filosofia), bem como, para compreender os textos guia da redação e assim escrever de forma inteligente, clara e crítica. 
Sugiro a leitura de um livro de introdução a história da filosofia, a leitura dos manuais escolares de filosofia e, sobretudo a leitura de artigos e blogs. Além do Blog Convite ao Filosofar, existe no link deste blog uma série de outros blogs com conteúdos filosóficos que podem ajudar bastante na compreensão de temas, filósofos e problemas filosóficos. Para uma compreensão geral sobre ENEM sugiro o site: http://www.infoenem.com.br/ 
A proposta do espaço Convite ao Filosofar com relação a filosofia no ENEM é ajudar os estudantes a estarem cada vez mais preparados para prova, por isso durante o ano vamos postas textos direcionados a temas, que possivelmente devem se fazer presente no exame.
Uma boa alternativa, tanto para se preparar para prova, quanto para medir o que você sabe em filosofia e também para compreender como são apresentadas as questões do ENEM é responder as questões que apareceram nos anos anteriores, por isso preparei um jogo com várias questões que já caíram no ENEM. Baixe o jogo e comece a estudar filosoficamente para o ENEM.   

Link para baixar o jogo

0 comentários:

Postar um comentário