segunda-feira, 21 de maio de 2012

Atividade de Filosfia 2º Ano Ensino Médio II Unidade

Os retirantes - Portinari

A presente atividade na disciplina Filosofia do segundo ano do Ensino Médio, através do Projeto Iniciação a Leitura Filosófica, vem propor nesta unidade a continuação do trabalho em torno dos pilares do acervo literário filosófico, tendo como obra capital da pesquisa, desta vez, a novela de Graciliano Ramos: Vidas Secas.
Assim sendo, nesta II Unidade, estará sendo analisada de que forma esta obra da terceira fase do modernismo brasileiro nos ajuda a compreender as dicotomias do modernismo filosófico, sobretudo no âmbito da filosofia prática, ou seja, o tema da nossa segunda unidade: a ética modernista. A escolha do escritor brasileiro do modernismo regionalista é fruto de um trabalho de diálogo entre filosofia e literatura, com o objetivo de aprofundar a leitura crítica e o conhecimento do discente, ao mesmo tempo trazendo para a aula de filosofia temas sobre a situação de vida no Nordeste, a questão religiosa e seus paradigmas, a questão da verdade, do medo, do ceticismo, da esperança, da política.

Baixe o Livro Clicando aqui

Baixe o roteiro clicando aqui

Trabalho de Sociologia II Unidade - 3º Ano do Ensino Médio



 Il Quarto Stato
Pintura de Pelizza da Volpedo

O presente trabalho na disciplina Sociologia do terceiro ano do Ensino Médio, através do Projeto Iniciação a Leitura Sociológica Filosófica, vem propor nesta unidade a continuação do trabalho em torno dos pilares do acervo literário filosófico/sociológico, tendo como obra capital da pesquisa desta vez O Manifesto Comunista, do filósofo alemão Karl Marx.
Assim sendo, nesta II Unidade, estará sendo analisada de que forma esta Obra que revolucionou a concepção da ótica da sociologia da época, ajuda a compreender como os homens se organizam em sociedade, à partir da lógica da produção (força de trabalho) e o que é a luta de classes, a exploração e a alienação e de que modo ela é responsável por diversos problemas sociais.




Atividade de Filosofia 1ª Ano Ensino Médio - II Unidad






O presente trabalho na disciplina Filosofia do primeiro ano do Ensino Médio, através do Projeto Iniciação a Leitura Filosófica, vem propor nesta unidade a continuação do trabalho em torno de um dos pilares do acervo literário filosófico: ODiscurso do Método, do filósofo francês René Descartes.

              Clique aqui e baixe o roteiro para a realização do trabalho.



                         Clique aqui e baixe o livro O Discurso do Método

segunda-feira, 12 de março de 2012

Eu sou seu amigo(a) mais sou mais amigo(a) da verdade




A estudante Lais


"O pensamento parece uma coisa à toa, mas como
é que a gente voa quando começa a pensar"
 Lupicínio Rodrigues

Em uma sala com trinta estudantes do Ensino Fundamental II, em plena aula de filosofia, daquelas aulas cujo assunto requer atenção e esforços, uma vez que o professor estava falando sobre pensar, o que é o pensar, a turma encontra-se dispersa fato denunciado pelo comportamento de constantes conversas, brincadeiras. Por mais que o professor tentasse controlar a euforia, receber dos mesmos a devida atenção, era em vão. Mas eis que surge num dado momento... como chuva de março na caatinga, feito girassóis no verão, uma voz que se insurge rompendo o marasmo e calando os ânimos:

- Ô gente! fica em silêncio o professor quer explicar o assunto e eu quero aprender.

Olhares voltaram para aquela criatura que na multidão, em pé, se sobressaia , enquanto ouviam-se murmúrios, estalar de dentes e bocas que se contraiam em tom de deboche. Não resistindo ao apelo uma outra voz, ligada a multidão, pronuncia:


- Por que você quer atrapalhar a conversa, ela está bem melhor que a aula? Você não é nossa amiga? Não faz parte da turma?

E a voz, que até então era somente uma voz ousada se reveste de sabedoria ao dizer:

- Eu sou amiga, mas sou mais amiga da verdade.

Poucos, ou talvez ninguém entendeu a profundidade da resposta. Reposta que levará essa estudante a ser rejeitada pela turma por algum tempo. Mas, sem saber, a estudante viajou 2.300 anos no espaço e no tempo para repetir as palavras de Aristoteles, que se imortalizou na história ao discordar das teorias do seu mestre Platão e buscar uma nova explicação para a diversidade das coisas que existem no mundo. Ao abrir sua crítica ao mestre Aristóteles diz, eu amo meu mestre e respeito muito ele, também sou grato ao mesmo por ter me iniciado na filosofia, mas amo mais a verdade e existem equívocos que precisam ser corrigidos.
Não iremos adentrar, agora, nos pormenores da filosofia de cada um para explicar o que foi esse momento marcante na história do pensamento ocidental, a divergência entre ambos. Vamos tão somente analisar a atitude de Aristoteles e tentar responder as seguintes questões. O que é essa atitude? Esse amor a verdade? Que amigo é esse que prefere a verdade?
  

domingo, 11 de março de 2012

1º Ano do Ensino Médio














Atividade de Filosofia: Leitura e trabalho sobre a Obra O Discurso do Método de René Descartes.
 http://conviteaofilosofar.blogspot.com.br/2012/05/atividade-de-filosofia-1-ano-ensino.html











Aula: Os períodos filosóficos grego

Atividade de Filosofia: Leitura e trabalho sobre a Obra O Banquete
Baixe no link Abaixo a atividade