domingo, 15 de maio de 2011

Uma trilha que não se esgota



"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
Paulo Freire



Caros estudantes,
Tivemos a oportunidade, no período de 12 a 14 de maio de 2011, de presenciar o evento Na Trilha da Humanidade, momento em que desfrutamos da apresentação de alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, orientados por   professores de diversas áreas desta instituição e também, acerca de vários temas, tais: palentologia, arqueologia, geologia, astronomia, evolução tecnológica, Egiptologia, Grandes civilizações, Revolução francesa. Cada stand ornamentado a carater do tema e repleto de um acervo, contou com a presença de um grupo de alunos orientados por um professor. Neste momento fomos agraciados com explanações bem elaboradas em torno de objetos e momentos históricos do planeta e da humanidade, o que sem dúvida nos possibilita uma reflexão filosófica e nos ajuda a compreender temas estudados na unidade que se finda: cidadania, responsabilidade, liberdade, escolha, ética, livre-arbitrio, consciência, felicidade, respeito, prazer, dor. Assim, com o objetivo de efetuar a nossa última avaliação da unidade e sabendo que não existe conhecimento isolado, mas que toda oportunidade é uma forma de construir conhecimento, ligar informações, concatenar ideias, reavaliar conceitos, aprender novos conhecimentos, enriquecer outros  conhecimentos, faremos uma atividade relacionada com o evento "NA TRILHA DA HUMANIDADE".


LEITURA FÍLMICA:




ATIVIDADE

1 - O stand "Grandes Civilizações" mostrou, através de dois personagens atenienses e dois personagens espartanos a realidade sociocultural das duas civilizações e, em um dado momento, falou-se da importância da filosofia para a construção da cultura de uma delas e a maneira como isso reflete em nossos dias. Com base no que fora visto neste stand fale sobre essa cultura e como a filosofia ajudou na sua construção.

2 - No stand de arqueologia e paleontologia vimos os fósseis de diversas espécies e a explicação detalhada e rica em cientificidade dos estudantes presentes. De que modo podemos ligar essas informações com o que aprendemos sobre necessidade, liberdade e responsabilidade.

3 - No stand de geologia e astronomia, vimos, por meio de explicações detalhadas e ricas em conhecimento acerca das pedras geológicas e dos dados astronômicos como existe uma espécie de ordem universal e planetária, também como o universo parece passar por momentos ciclicos de ordem e de desordem, como por meio de desastres tanta beleza fora construida, como as pedras preciosas, as estrelas, os planetas, as rochas e como cada uma delas tem sua singularidade. Sabendo acerca desses assuntos, fale como você usou seus conhecimentos construidos nas aulas de filosofia para compreender o que fora explicado nesses stands e quais dúvidas advieram e existem ainda hoje com você.

2 comentários:

Cleidson de Oliveira disse...

Com a intenção de que o Blogger do evento pudesse ser visualizado, resolvi lançar atividades para o blogger. Vejam as respostas da atividade neste link:
http://trilhadahumanidade.blogspot.com/2011/05/uma-trilha-que-nao-se-esgota-atividade.html

Grato,

Prof. Cleidson

Caroline farias disse...

Queestão 01
A cidade de Atenas foi o lugar de grande desenvolvimento filosófico. Os filosofos criavam e pensavam em teorias que buscasse explicar a existência Humana, desde que faziamos e sentiamos, ou seja, os nossos sentimentos. temos como grandes exemplos Sócrates, Platão e Tales de Mileto.

Questão 02
Desde os tempos antigo passamos por mudanças, nao somente os seres Humanos mais os animais , os vegetais, tecnologias, entre outro. Temos como necessidade nos adaptarmos as diverças mudanças pelo qual o tempo nos propociona. Quando mencionado a palavra mudança, nao me refiro somente a fisica e quimica mais tambem aos avanços tecnológicos. No entato nós como seres existentes da terra temos como "obrigação" nos adaptarmos as alterações que o tempo nus procociona.

Questãao 03

Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre. Temos grandes riquezas na natureza desse grande mundo, que enche nossos olhos de gozo e prazer ao observa-las desde uma pequena grande pedra preciosa até as estrelas, os planetas e as rochas de extrema importância.

Aluna: Caroline Farias

Postar um comentário