sexta-feira, 1 de julho de 2011

A América Latina

1 - OBJETIVO

Estudo sistematizado acerca do tema: América Latina, industrialização, riquezas naturais, economia, questões geopoliticas e desenvolvimento.

2 - FINALIDADE

Construir o conhecimento acerca dos temas;
Desenvolver a capacidade de analisar material escrito, imagético e de áudio e relacioná-los;
Sistematizar e organizar o próprio conhecimento.

3 - JUSTIFICATIVA

Oportunizar material diverso para facilitar a compreensão acerca do tema estudado em sala de aula, possibilitando ao estudante a construção de um saber mais profundo sobre o tema tratado, auxiliar o estudante, também, no uso didático/educacional das tecnologias tais: internet, vídeos, textos, imagens.

4 - MÉTODO

Como: Cada estudante terá que assistir aos vídeos, ler os apontamentos das aulas, ouvir a música, analisar a obra de Niemeyer, escolher um país latino americano para estudar os aspectos naturais tais: clima, relevo; os aspectos economicos; os aspectos políticos e o desenvolvimento deste pais. É necessário que a pesquisa seja individual e a resposta que será postada no comentário deste blog também seja individual.

4.1 - É indispensável que em sua análise sobre o pais e escrita sobre o mesmo, esteja presente o processo de industrialização do mesmo, a situação da educação, a situação política, a questão da saúde.

4.2 - É importante que no final o estudante faça um comentário sobre a relação entre industrialização e índice de desenvolvimento humano no país.

5 - IMAGEM


Escultura de Niemeyer
Memorial da América Latina

6 - MÚSICA




7 - TEXTO:


As Veias Abertas da América Latina
Há dois lados na divisão internacional do trabalho: um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções. Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como um serviçal. Continua
existindo a serviço de necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, cobre e carne, frutas e café, matérias-primas e alimentos, destinados aos países ricos que ganham, consumindo-os, muito mais do que a América Latina ganha produzindo-os. São muito mais altos os impostos que cobram os compradores do que os preços que recebem os vendedores; e no final das contas, como declarou em julho de 1968 Covey T. Oliver, coordenador da Aliança para o Progresso, "falar de preços justos, atualmente, é um conceito medieval. Estamos em plena época da livre comercialização..." Quanto mais liberdade se outorga aos negócios, mais cárceres se torna necessário construir para aqueles que sofrem com os negócios. Nossos sistemas de inquisidores e carrascos não só funcionam para o mercado externo dominante; proporcionam também caudalosos mananciais de lucros que fluem dos empréstimos e inversões estrangeiras nos mercados internos dominados.

Ouve-se falar de concessões feitas pela América Latina ao capital estrangeiro, mas não de concessões feitas pelos Estados Unidos ao capital de outros países... "É que nós não fazemos concessões", advertia, lá por 1913, o presidente norte-ameiricano Woodrow Wilson, Ele estava certo: "Um país - dizia - é possuído e dominado pelo capital que nele se tenha investido." E tinha razão. Na caminhada, até perdemos o direito de chamarmo-nos americanos, ainda que os haitianos e os cubanos já aparecessem na História como povos novos, um século antes de os peregrinos do Mayflower se estabelecerem nas costas de Plymouth. Agora, a América é, para o mundo, nada mais do que os Estados Unidos: nós habitamos, no máximo, numa sub-América, numa América de segunda classe, de nebulosa identificação.

É a América Latina, a região das veias abertas. Desde o descobrimento até nossos dias, tudo se transformou em capital europeu ou, mais tarde, norte-americano, e como tal tem-se acumulado e se acumula até hoje nos distantes centros de poder. Tudo: a terra, seus frutos e suas profundezas, ricas em minerais, os homens e sua capacidade de trabalho e de consumo, os recursos naturais e os recursos humanos. O modo de produção e a estrutura de classes de cada lugar têm sido sucessivamente determinados, de fora, por sua incorporação à engrenagem universal do capitalismo. A cada um dá-se uma função, sempre em benefício do desenvolvimento da metrópole estrangeira do momento, e a cadeia das dependências sucessivas torna-se infinita, tendo muito mais de dois elos, e por certo também incluindo, dentro da América Latina, a opressão dos países pequenos por seus vizinhos maiores e, dentro das fronteiras de cada país, a exploração que as grandes cidades e os portos exercem sobre suas fontes internas de víveres e mão-de-obra. (Há quatro séculos, já existiam dezesseis das vinte cidades latino-americanas mais populosas da atualidade.)

Para os que concebem a História como uma disputa, o atraso e a miséria da América Latina são o resultado de seu fracasso. Perdemos; outros ganharam. Mas acontece que aqueles que ganharam, ganharam graças ao que nós perdemos: a história do subdesenvolvimento da América Latina integra, como já se disse, a história do desenvolvimento do capitalismo mundial.
8 - VÍDEOS:


Vejam nestes vídeos como ocorreu o processo de colonização da América Latina e seu processo de industrialização. Percebam como estes vídeos se relacionam com o que estamos estudando acerca das caracteristicas da economia e cultura da América Latina.  E a crítica traçada, sobretudo no segundo vídeo, ao modo de política economica que os paises latinos americanos vem adotando.
9 - SUGESTÕES DE LEITURA PARA PESQUISA



44 comentários:

´br-look8vc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
´br-look8vc disse...

Darlis Santos 8°ano B

Equador

°Clima
O clima varia com a altitude, sendo tropical no litoral e na Amazônia e tornando-se cada vez mais frio à medida que a altitude aumenta, nos Andes.

°Relevo
A paisagem é dominada pelos Andes, que atravessam o centro do país no sentido norte-sul, com altitudes que chegam aos 6310 m no Chimborazo (praticamente no centro do país). A leste dos Andes, cerca de um quarto do território está integrado na bacia amazônica, e a oeste estende-se uma das mais extensas planícies costeiras da costa sul-americana do Pacífico.

°Aspectos econômicos
O Equador tem importantes reservas de petróleo que respondem por cerca de 40% das exportações do país e por 1/3 das receitas do governo há vários anos. Consequentemente, flutuações no preço desta commodity afetam significativamente a economia do país. No final da década de 1990 o país sofreu sua pior crise, quando desastres naturais que coincidiram com quedas no preço do barril de petróleo levaram o país ao colapso econômico.

°Aspectos políticos
O Equador é uma república presidencialista unitária. Segundo a constituição de 1979, o presidente e o vice-presidente são eleitos por voto popular direto e secreto para um período de quatro anos. Depois da aprovação da nova constituição em 2008, já é permitida a reeleição para um segundo mandato. O presidente escolhe seus ministros e governadores das províncias.

Guinho Silva disse...

Igor Silva - 8º ano B


Uruguai

Economia

A economia do Uruguai depende fortemente do comércio, particularmente das exportações agrícolas, deixando o país vulnerável às flutuações nos preços das commodities. Após uma média de crescimento de 5% ao ano no período de 1996-1998, em 1999-2001 a economia sofreu menor demanda da Argentina e do Brasil, que combinados respondem por quase metade das exportações do Uruguai. Apesar da gravidade dos choques do comércio, os indicadores financeiros do Uruguai se mantiveram mais estáveis do que em seus vizinhos, um reflexo de sua sólida reputação entre os investidores e do seu grau de investimento soberano, um dos dois únicos na América do Sul.Nos anos recentes o Uruguai passou parte de sua energia para o desenvolvimento do uso comercial de tecnologias e se tornou o primeiro exportador de software da América Latina.


Política

O Uruguai é uma república democrática representativa, com um sistema presidencial.Os membros do governo são eleitos para um mandato de cinco anos por um sistema de sufrágio universal. O Uruguai é um Estado unitário: justiça, educação, saúde, segurança externa, política, a defesa são administradas em todo o país.O poder executivo é exercido pelo presidente e por um gabinete de 13 ministros.


Clima

O clima do Uruguai é temperado, mas relativamente quente, visto que temperaturas negativas, bastante freqüentes nas noites de inverno, não descem muito abaixo de zero, enquanto os verões são amenos no extremo sul do país (nas regiões de Montevidéu e de Punta Del Este), tornando-se mais quentes em direção ao norte. O terreno plano fica de certo modo vulnerável a rápidas mudanças nas frentes meteorológicas e também ao pampeiro, um vento frio e ocasionalmente violento que sopra para norte desde as planícies das pampas na Argentina. Uruguai

Relevo
O relevo do Uruguai é um domínio de estudos e conhecimentos sobre todos os planaltos e planícies do território uruguaio. O Uruguai situa-se na zona de transição entre o pampa úmido da Argentina e o planalto meridional brasileiro. O relevo é constituído por dois grandes sistemas de coxilhas (elevações suaves e arredondadas) e suas ramificações. De altitude raramente superior a 300m, as coxilhas têm seu ponto culminante no Cerro Catedral, com cerca de 514 m. A coxilha Grande situa-se em terrenos de embasamento cristalino e a de Haedo, sobre terrenos basálticos. Estreitas planícies margeiam o rio da Prata e a costa atlântica.

spy disse...

ANGELICA ANDRADE DA SILVA GERSON 8°ano B
CHILE
*DADOS PRINCIPAIS:
°ÁREA: 756.626 km²
°CAPITAL: Santiago do Chile
°POPULAÇÃO: 17,09 milhões (estimativa 2010)
°MOEDA: peso chileno
°NOME OFICIAL : República do Chile ( República de Chile)
ECONOMIA DO CHILE :
Produtos Agrícolas: trigo, aveia, cevada, milho, feijão, beterraba, alho, uva, semente de colza, semente de girassol
°Pecuária: bovinos, suínos, ovinos, aves
°Mineração: manganês, chumbo, carvão.
°Indústria: alimentícia e metalúrgica.
°PIB: US$ 256,8 bilhões (2010)
*GEOGRAFIA DO CHILE:
RELEVO:MONTANHOSO
°LOCALIZAÇAÕ:sudoeste da AMÉRICA DO SUL
°FUSO HORÁRIO: - 1 hora em relação à Brasília
°CLIMA DO CHILE : de montanha (interior), árido tropical (litoral N), mediterrâneo (litoral centro), temperado oceânico (litoral S)
°DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 22,58 hab./km2 (estimativa 20010)
°CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,4% ao ano (1995 a 2000)
°TAXA DE ANALFABETISMO: 3,5% (em 2007).
°RENDA PER CAPITA: US$ 14.939 (estimativa 2007).
°IDH: 0,783 (Pnud 2010) - desenvolvimento humano alto
*O seu desenvolvimento:
°Atualmente, o Chile é um dos países mais estáveis e prósperos da América do Sul.Dentro do contexto maior da América Latina, é o melhor em termos de desenvolvimento humano, competitividade, qualidade de vida, estabilidade política, globalização, liberdade econômica, baixa percepção de corrupção e índices comparativamente baixos de pobreza.
*POLÍTICA
Chile é uma República Democrática (constituição aprovada por plebiscito em 1980). O Presidente é o chefe do poder executivo e é eleito por um período de 4 anos ou mais, sem reeleição.O Parlamento é composto pelo Senado e pela Câmara de Deputados:
*EDUCAÇÃO
°A educação no Chile é dividida em pré-escola, escola primária, escola secundária e educação superior. A educação é regida pela Lei Orgânica Constitucional de Ensino (LOCE) de 1990.De acordo com a constituição do Chile, a escola primária e secundária são mandatórias para todos os chilenos. O estado provê um extenso sistema de vouchers educacionais, que cobrem cerca de 90% dos estudantes da educação primária e secundária. Esse sistema é baseado no pagamento diretamente a escolas baseado na assistência. Em termos práticos, se o estudante se transfere para outras escolas, o pagamento de assistência se transfere também.
*SAÚDE E SEGURANÇA
°O Chile também é um dos países mais seguros do continente.Os hospitais privados nas cidades do Chile são de alto nível e alguns estão acreditados internacionalmente. O sistema de saúde pública que o país oferece está entre os melhores da América Latina.O Chile é um país sem doenças como a malária, febre amarela ou.Na atualidade, não se exigem vacinas nem exames médicos para entrar no Chile.
*COMENTÁRIO
CHILE É UM PAÍS MUITO BEM DESENVOLVIMENTO TANTO ECOMICAMENTE TANTO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO, SEU PIB E ALTO ENTÃO SIGNIFICA QUE É UM PAÍS COM BAIXO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA E DOENÇAS

Luane disse...

Emily Luane 8° B


Brasil


Clima:

O clima do Brasil é diversificado em consequência de fatores variados, como a fisionomia geográfica, a extensão territorial, o relevo e a dinâmica das massas de ar. Este último fator é de suma importância porque atua diretamente tanto na temperatura quanto na pluviosidade, provocando as diferenciações climáticas regionais. As massas de ar que interferem mais diretamente são a equatorial continental e atlântica, a tropical continental e atlântica e a polar atlântica.

Relevo:

O Relevo do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre todos os planaltos e planícies do território brasileiro.
O Brasil é um país de altitudes modestas. Cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m.O Brasil não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhum dobramento moderno em seu território.
Tradicionalmente, o relevo do Brasil é dividido de acordo com a classificação de Ab'Saber, respeitado geógrafo paulista, pioneiro na identificação dos grandes domínios morfoclimáticos nacionais. Sua classificação identifica dois grandes tipos de unidades de relevo no território brasileiro: planaltos e planícies.


Aspectos econômicos :

A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. Medido por paridade de poder de compra, seu produto interno bruto é próximo de 2,5 trilhões de dólares (R$ 3, 674 964 trilhões), fazendo-lhe a nona maior economia do mundo em 2008 segundo o FMI,(e décima maior economia segundo o Banco Mundial), fazendo-a segunda maior do continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos.
O Brasil é membro de diversas organizações econômicas, como o Mercosul, a UNASUL, o G8+5, o G20 e o Grupo de Cairns. Seu número de parceiros comerciais é na ordem das centenas, com 60% das exportações principalmente de produtos manufaturados e semimanufaturados


Aspectos Poolíticos:


O Brasil é uma República Federativa de regime presidencialista, dividida administrativamente em 26 estados e um Distrito Federal, com um total de 5.024 municípios distribuídos nos estados. O Governo do Estado é exercido pela ação de três poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário. Os membros dos poderes Executivo e Legislativo são eleitos diretamente pela população e os membros do Judiciário nomeados segundo procedimentos específicos, expressos na Constituição


Desenvolvimento:


nos últimos tempos o Brasil tem tido um crescimento significativo em sua economia, principalmente das camadas mais proves, que teve seu poder de compra aumentada, graças a política implantada nos últimos anos, que procurou beneficiar os mais pobres. Alem disso, hoje o Brasil é um grande exportador de produtos agrícolas e agropecuários, tornando a nossa economia cada vez mais sólida.


Comentário:

Nesse trabalho aprendi que o Brasil está em desenvolvimento, então fico na perspectiva que meu país se desenvolva mais e mais a cada dia, e que a nova Presidente Dilma Rousseff ajude e desenvolva o Brasil, cumprindo assim suas promessas.

mariana disse...

Mariana 8° ano B
VENEZUELA
CLIMA: O clima da Venezuela é tropical, com as estações caracterizadas mais pelo índice pluviométrico do que pela diferença de temperatura. Existem duas estações: inverno (chuvoso) e verão (seco). A temperatura média anual de Caracas é de 19,4°C. Nas montanhas, essa média é mais baixa, como em Mérida (18,4°C). Em alguns picos há neves eternas.
RELEVO: O relevo venezuelano é bem variado e vai desde os Andes até as bacias de grandes rios como o Orenoco, passando pelas planícies do centro-sul. Os planaltos formam mais de 50% do território daquele país.
ECONOMIA: Em 2007, a República Bolivariana de Venezuela apresentou o maior o maior crescimento do PIB da América Latina (8,4%) e uma inflação anual de 22,5%. A economia venezuelana permitiu à população daquele país uma renda per capita de 8.125 dólares e o salário mínimo é de 286 dólares (um dos mais altos da América Latina).Assim, a Venezuela tem crescido e melhorado as condições de vida do seu povo na última década.
POLITICA: A Venezuela é uma república federal e presidencialista governada pela Constituição de 1999. Esta constituição consagrou a existência de cinco poderes: executivo, legislativo, judiciário, cidadão e eleitoral.
DESEMVOLVIMENTO: Venezuela marcha segura em sua meta de melhorar os índices de desenvolvimento humano e erradicação da pobreza. O trabalho sério e o esforço feito possibilitaram que a pobreza fosse reduzida de 70 a 26%, comparada com 1996, entrementes, no mesmo período de tempo, o número de pessoas que vivem em extrema pobreza diminuiu de 6% para 3,7%.Durante estes anos de governo bolivariano, os venezuelanos também viram melhorar seu acesso aos serviços básicos, educação e emprego.
SAUDE: A mortalidade infantil na Venezuela, antes do inicio dos programas sanitários do governo de Chávez, estava em 16 mortes a cada 1000 nascimentos, muito mais baixo do que a média da América do Sul. Má nutrição de crianças atinge 17%, com Delta Amaduro e Amazonas tendo os piores índices.
EDUCAÇÃO: A educação na Venezuela é gratuita, apesar das várias críticas contra este sistema. É obrigatória da educação primária até a educação secundária, que normalmente é dos 6 aos 15 anos.A educação é regulamentada pela Lei Orgânica de Educação aprovada em 21 de agosto de 2001.
INDUSTRIALIZAÇÃO: Desde o início dos anos 1960, o governo venezuelano deu a prioridade ao desenvolvimento do setor industrial. Assim, Ciudad Guayana tornou-se um centro de desenvolvimento industrial de primeiro plano. As principais exportações da Venezuela descansam sobre o petróleo e os seus produtos derivados; as importações são os bens de equipamentos, o material de transporte, os produtos químicos, os produtos alimentares e os produtos manufaturados.
COMENTARIO: A Venezuela vem melhorando muito o seu IDH depois que se torno um pais industrializado que não depende dos EUA pois o lucro começou a entrar na Venezuela e não no EUA e com isso o IDH da Venezuela é um dos melhores da America Latina.

Anônimo disse...

aluna:beatriz sousa
serie:7ª8º
Argentina

clima:O clima da Argentina varia de região a região, cujos principais tipos climáticos são: de montanha a noroeste, sudoeste e oeste; árido tropical a nordeste; árido frio a sudeste, temperado continental ao sul; tropical ao norte; e subpolar no extremo sul.

Relevo:O Relevo da Argentina é formado por planícies banhadas pelos rio Paraná a leste e fortes elevações na cordilheira dos Andes a oeste.

aspectos econimicos:O setor produtivo argentino é composto, principalmente, por atividades ligadas à produção agrícola e pecuária. Nesse último, o país se encontra entre os maiores produtores do mundo. A Argentina é um grande produtor de carne bovina e derivados, e de lã.

Na agricultura, o país se destaca na produção de diversos cereais e azeites, com maior evidência para o trigo, principal produto.

O país possui um elevado potencial pesqueiro, que não é plenamente explorado, no entanto, esse setor se destaca na produção de merluza e lulas.

As potencialidades minerais ainda não estão sendo exploradas efetivamente, tendo em vista que há no subsolo argentino importantes jazidas de petróleo, carvão, gás natural e metais variados.

aspectos politicos:Argentina é uma república federativa bicameral (Senado e Câmara dos Deputados). Os partidos políticos acham-se devidamente registrados. A constituição de 1853, que persistiu apesar de inúmeras reformas, equilibrou o federalismo com um poder executivo de alta centralização. De 1949 a 1955 prevaleceu a constituição dita peronista, que alterava a anterior com extensa legislação social e trabalhista e suprimia a cláusula que vedava a reeleição imediata do presidente da república. Tanto este como o vice-presidente são eleitos por sufrágio universal e por um período de seis anos.
O poder judicial tem como representante máximo o Tribunal Supremo, com magistrados escolhidos pelo presidente da república e ratificados pelo Senado. Administrativamente, assim se divide o território argentino: 22 províncias; um Distrito Federal, situado na cidade de Buenos Aires; e um Território Nacional, composto pela Terra do Fogo, um segmento da Antártica e ilhas do Atlântico Sul. Os governadores de província são eleitos. Cada província tem sua constituição, seu Parlamento e seu sistema judicial, que reportam aos poderes centrais.

Sergio Farias disse...

Sergio Farias 8º ano B
Bolivia

CLIMA

Embora dentro da faixa tropical, a Bolívia apresenta grande amplitude térmica, que varia do calor equatorial até o frio ártico das montanhas mais altas.
A zona climática do Altiplano Boliviano, a oeste da Cordilheira Oriental, é sempre fresca. Hidrografia
O encontro do Rio Abunã com o Rio Madeira é o ponto mais setentrional da Bolívia, fica na Amazônia

RELEVO

O território boliviano, é formada por baixas planícies aluviais e grandes pântanos, sobrepostos ao antigo escudo cristalino brasileiro, que aflora em longos trechos. No extremo S fica o Chaco boliviano, pantanoso durante a estação chuvosa e semidesértico durante os meses restantes. A cordilheira Oriental é formada por maciços de argilitos, arenitos e quartzitos, ou seja região extremamente seca, árida. A cordilheira Ocidental consiste em uma série de vulcões, inativos ou extintos, e suas rochas compõem-se de vastas acumulações de lavas. O Altiplano é constituído, essencialmente, por uma longa depressão estrutural, cuja fossa mais importante é ocupada pelo lago Titicaca.

ASPECTO ECONOMICO

A Bolívia é, há muito tempo, um dos países mais pobres e menos desenvolvidos da América Latina, tendo feito progressos consideráveis no sentido do desenvolvimento de uma economia de mercado. Durante a presidência de Sánchez de Lozada (1993-97) a Bolívia assinou um tratado de comércio livre com o México, tornou-se membro associado do Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) e procedeu à privatização da linha aérea estatal, da companhia de telefones, das ferrovias, da companhia elétrica e da companhia petrolífera.

ASPECTOS POLITICOS

Os nove departamentos da Bolívia receberam maior autonomia pela lei de Descentralização Administrativa de 1995, embora os principais dirigentes departamentais continuem a ser nomeados pelo governo central. As cidades e vilas bolivianas são governadas pelo presidentes de câmara e conselhos diretamente eleitos. A constituição da Bolívia de 1967, revista em 1994, prevê um sistema equilibrado entre os poderes executivo, legislativo e judicial. O tradicionalmente forte executivo, no entanto, tende a deixar na sombra o Congresso, cujo papel está em geral limitado a debater e aprovar legislação originária do executivo.

DESENVOLVIMENTO

É um país em desenvolvimento, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio e uma pobreza que atinge cerca de sessenta por cento da população. Dentre suas principais atividades econômicas, existe a agricultura, silvicultura, pesca, mineração, e bens de produção como tecidos, vestimentas, metais refinados e petróleo refinado. A Bolívia é muito rica em minerais, especialmente em estanho.

paloma requiao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
paloma requiao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
paloma requiao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
viewtfuljoe2 disse...

ASS: Caio Martson Mota Santos.
Cuba:
Clima:

O clima de Cuba é subtropical. A temperatura média durante o ano fica entre 20ºC e 35ºC, baixando algumas vezes para 10ºC. A região leste possui um clima mais quente que a oeste e as variações de temperatura entre a noite e o dia, são menos acentuadas no litoral do que na ilha. Os que estão na praia ficarão felizes de saber que a temperatura média da água é de 25ºC, uma temperatura ideal para os banhistas.

Relevo:

O acidente orográfico mais notável é a Sierra Maestra, cadeia de montanhas com extensão de 250km, entre o cabo Cruz e a baía de Guantánamo, a sudeste. O pico Turquino, com 1.974m, é seu ponto culminante. A suave inclinação que a ilha apresenta ao sul facilita a formação de enseadas, como as da península de Zapata.

Os corais litorâneos formaram a nova plataforma continental sobre a qual o arquipélago se sustenta. Foi submetida a sucessivos movimentos de elevação e rebaixamento. Caso o mar baixasse algumas dezenas de metros, quase todas as ilhas do arquipélago estariam unidas, já que são porções emersas da mesma plataforma. São numerosos os portos naturais.

Economia:

No período de 1994 a 1999 a economia cubana cresceu uma média anual de 4,5%. Em 1995 o crescimento foi de 6,2%. No ano 2000 o crescimento atingiu 5,6%. Em 2001 o crescimento econômico foi de 3%, não sendo maior em virtude dos fatos ocorridos no cenário internacional que aprofundaram a crise econômica globalizada afetando todos os países. A passagem do furacão Michelle também causou um impacto negativo. A média do crescimento econômico mundial esteve em torno 1,3% e em nível latino-americano atingiu somente 0,5%. Em 2005 o crescimento foi de 5% [1] e em 2006 Cuba teve o maior crescimento econômico de sua história. Nesse ano, segundo as últimas estimativas da CIA seu crescimento teria sido de 11.1% (est.) [6], e segundo a estimativas da CEPAL - que ainda não concluiu o processo de verificação [9] dos dados fornecidos por Cuba [10] - o PIB cubano pode ter crescido 12,5% (estimativa) [9] . A produção industrial cresceu 17.6% em 2006 (est.)[6].

O turismo tem se convertido não só num dos setores que mais contribuem para a economia do país, mas também para o desenvolvimento econômico de Cuba. Desde 1990 até o ano 2000 a receita tem se multiplicado por oito ao crescer uma média anual de 23%, passando de 243,4 milhões de pesos em 1990 a 1940 milhões de pesos em 2000.

A biotecnologia tem contribuído para as exportações cubanas, tendo as vendas de produtos biotecnológicos alcançado, em 1994, a cifra de 400 milhões de dólares. Sua vacina contra hepatite B é vendida em 30 países [11]. Ver o item Biotecnologia, abaixo

A área de Cuba é de 10.920 mil hectares. A população total é de 11 milhões de habitantes. A densidade populacional é de 103 habitantes por km². As reservas ecológicas representam 69,1% do território cubano. São capturadas 101.920 toneladas de pescados por ano. O acesso á água tratada atinge 91% da população, valor acima da média regional e do grupo de renda. O acesso à rede de esgotos atinge 98% da população, valor acima da média regional e do grupo de renda. [12]. A mortalidade infantil em Cuba foi de 6.04 mortes/1.000 nascidos vivos (no Brasil: 27.62/1.000) [6].

A agricultura representa 5,1% do PIB cubano, a indústria 27,2% e os serviços 67,2% (2006). Os empregos são 4,86 milhões, sendo 78% no setor estatal e 22% no setor não estatal (2006). A agricultura emprega 20% da força de trabalho, a indústria 19,4% e os serviços 60,6% (2005). A taxa de desemprego foi de 1,9% (2006).
Continua no proximo comentario:

viewtfuljoe2 disse...

Ass: Caio Martson

Politica:

O governo é dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Poder Executivo se compõe do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros. O presidente do Conselho de Estado é o presidente de Cuba. O atual presidente, Raúl Castro, exerce também os cargos de vice-presidente do Conselho de Ministros, primeiro vice-presidente do Conselho de Estado, vice-secretário do Politburo e do Comitê Central do Partico Comunista de Cuba (PCC) e Supremo General das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea). Raúl Castro é o sucessor de Fidel Castro, que ocupava o cargo de primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, o de presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (equivalente a presidente da República), e governava desde 1959 como chefe de governo e, a partir de 1976, também como chefe de estado e comandante em chefe das forças armadas. Fidel foi afastado do poder em 1 de agosto de 2006, pela primeira vez desde a vitória da Revolução Cubana, por problemas de saúde. Desde então, seu irmão, Raúl Castro, assumiu interinamente as funções de Fidel. Em 18 de fevereiro de 2008, Fidel Castro anunciou através do jornal oficial do partido, Granma, que tinha decidido se aposentar.

O Poder Legislativo é unicameral, exercido pela Assembléia Nacional do Poder Popular. A Corte Suprema de Cuba é o mais alto órgão do poder judiciário do país - a corte de apelação de última instância.

Cuba é dividida em 14 províncias e inúmeros municípios. Cada província e cada município têm, simultaneamente, uma Assembléia do Poder Popular eleita, e um sistema de cortes judiciais. As cortes municipais são a justiça de primeira instância, enquanto as cortes provinciais cuidam do julgamento de pequenas contravenções penais e causas civeis de conflito, como divórcios, além de servirem como corte de apelação para as sentenças das cortes municipais.

paloma requiao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
paloma requiao disse...

Aluna : Paloma R.
8º ano A

Peru

Clima

O Peru possui grande variedade de temperaturas, paisagens e ecossistemas. Na costa, quase nunca chove e, em geral, existem duas estações: a quente e a fria. A estação quente vai desde 15 de novembro até fins de março. A estação fria se apresenta desde o mês de abril até a primeira quinzena de novembro. Durante esta estação, existe muita umidade. Na serra e na selva, à diferença da costa, a temporada de chuvas é mais quente, acontecendo desde a primeira quinzena de novembro até fins de março. A temporada fria ocorre entre abril e a segunda quinzena de novembro.

Relevo

O Relevo do Peru tem como seguintes características: faixa litorânea desértica a leste por três cadeias verticais da cordilheira dos Andes (de noroeste a sul), vales profundos com diversos rios (entre as cadeias); altiplano andino com o lago Titicaca (sudeste); planícies onduladas com floresta tropical amazônica (62% do território, nordeste e leste).
A costa, a oeste, a cordilheira, no centro, e a selva, a leste, são as três grandes regiões naturais do país. A grande barreira andina, que atravessa o continente sul-americano de norte a sul junto às costas do Pacífico, é a viga mestra da conformação geográfica do Peru. As cordilheiras que circundam a bacia do Titicaca reúnem-se a noroeste do lago. Deste ponto partem as cadeias paralelas da cordilheira Ocidental, próxima à costa e divisória continental de águas entre o Atlântico e o Pacífico, e a cordilheira Oriental, cortada pelos profundos vales do Marañón e de seus afluentes no caminho que trilham para o Atlântico.

Economia

A economia do Peru tem experimentado um crescimento significativo nos últimos 15 anos. É considerado um mercado emergente de acordo com o MSCI. O Peru tem uma alta pontuanção no Índice de Desenvolvimento Humano, de 0,806, segundo relatório de 2008. A renda per capita de 2008 foi de US$ 8.594; em 2009, 34,8% de sua população total era pobre, incluindo 11,5% que é extremamente pobre. Historicamente, o desempenho econômico do país foi amarrado às exportações, que fornecem divisas para financiar importações e os pagamentos da dívida externa. Embora as exportações apresentem receita substancial, o crescimento auto-sustentado e uma distribuição mais igualitária da renda provaram-se elusivos.

Politica

O Peru é uma república democrática representativa presidencial com um sistema multipartidário. Sob a atual constituição, o presidente é o chefe de Estado e de governo. Ele ou ela é eleito por cinco anos e não pode buscar a reeleição imediata, deve ficar por pelo menos um termo constitucional antes da reeleição. O presidente designa o primeiro-ministro e, com o seu conselho, o resto do Conselho de Ministros.Há um Congresso unicameral com 120 membros eleitos para um mandato de cinco anos. Leis podem ser propostas tanto pelo poder executivo quanto pelo legislativo, e se tornam leis de facto após serem aprovadas pelo Congresso e promulgadas pelo presidente. O poder judiciário é nominalmente independente, embora a intervenção política em matéria de justiça tenha sido comum ao longo da história e, possivelmente, continue até hoje.

OBS: continua no outro comentario *_*

paloma requiao disse...

Desenvolvimento

Os primeiros indícios da presença humana no território peruano datam de aproximadamente 10.560 a.C. A mais antiga sociedade complexa conhecida no Peru e nas Américas, a civilização Caral, floresceu ao longo da costa do Oceano Pacífico entre 3000 e 1800 a.C. Estes desenvolvimentos iniciais foram seguidos de culturas arqueológicas, como Cupisnique, Chavin, Paracas, Mochica, Nazca, Wari e Chimu. No século XV, os Incas emergiram como um poderoso Estado e, no espaço de um século, formaram o maior império da América pré-colombiana. Sociedades andinas foram baseadas na agricultura, utilizando técnicas como a irrigação e terraceamento, pecuária de camelídeos e pesca também eram importantes. A organização era baseada no princípio da reciprocidade e redistribuição porque estas sociedades não tinham nenhuma noção de mercado ou dinheiro.

Educaçao

A educação no Peru está sob a jurisdição do Ministério da Educação, encarregado de formular, implementar e supervisionar a política educacional nacional. De acordo com a constituição, a educação é obrigatória e gratuita nas escolas públicas dos níveis da educação infantil, primária e secundária. É também gratuita nas universidades públicas para estudantes que não possuem condições de pagar. Em 2008, várias instituições como a UNESCO, World Bank e Banco Interamericano de Desenvolvimento afirmaram que o Peru possui o melhor sistema educacional da América Latinae que os índices de matrículas da educação primária, secundária e superior são os mais altos da América Latina.

Saude

O Peru tem uma das maiores taxas de mortalidade materna nas Américas.
Centenas de mulheres grávidas pobres, camponesas e indígenas estão morrendo porque está sendo negado a elas o acesso aos mesmos serviços de saúde que outras mulheres do país recebem concluiu a Amnesty International em um novo relatório hoje. Apesar de haver iniciativas governamentais para promover o ensino de Quechua aos profissionais de saúde, seu uso não é difundido e muitas mulheres de comunidades indígenas, cuja língua materna não é o espanhol, não podem se comunicar com os médicos.

Comentario sobre IDH

A população peruana, estimada em 28 milhões, é de origem multiétnica e possui um alto grau de mestiçagem, incluindo ameríndios, europeus, africanos e asiáticos. O país é considerado nação em desenvolvimento e possui um nível de pobreza de 44%.
IDH (0-1): 0,737 (1998).

iago793 disse...

Aluno:Iago Portela

8º ano A

Paraquai

Clima

O clima do Paraguai é, em geral, subtropical, menos em alguns trechos da região do Chaco, com temperatura parecida à do Planalto Central Brasileiro, onde é quente e úmido. O país é cortado pelo trópico de Capricórnio ao centro, próximo a Concepción. A posição central e plana do Paraguai, praticamente em barreiras naturais, favorece os rápidos efeitos dos ventos quentes originários do Equador, e dos ventos frios que vêm da Argentina, causando variações térmicas acentuadas.No verão, as temperaturas variam entre 26°C e 33°C, e no inverno entre 15°C e 26°C. A temperatura média é de 23°C, enquanto que a máxima absoluta de 41°C e a mínima é de 1°C. A diferença entre a temperatura média do verão e a do inverno é de 6°C. Uma das características do clima paraguaio é a alta temperatura sentida no verão, especialmente na região dos campos e do Chaco, e o frio intenso que ocorre no período do inverno.

Relevo

É constituído de planícies, e apenas na região leste aparecem formações montanhosas, de pouca elevação, estruturalmente ligadas ao Planalto Brasileiro.A enorme planície, que ocupa também partes do território da Argentina e da Bolívia, compreende quase dois terços do território paraguaio.

Economia

Quase a metade da população daquele país vive da agricultura e da agroindústria. Estes produtos produzidos pelo Paraguai são mais baratos do que os dos seus vizinhos, visto que, nas regiões de fronteira há um intenso contrabando. Os principais produtos são: soja, trigo, mandioca, cana-de-açúcar, bananas, algodão, arroz, café, tabaco, erva-mate e óleos vegetais.O Paraguai possui muitos bosques, em razão disto, a exploração florestal é importante. Do cultivo da laranja amarga se extrai uma essência que é utilizada para a fabricação de sabonetes, xampus, cosméticos e geléias. O Paraguai é o maior exportador mundial desta essência.A indústria paraguaia é praticamente inexistente, só o setor agroindustrial tem certa importância, o restante: têxtil, móveis e cimento são destinados ao consumo local. A corrupção e a falta de infra-estrutura tornam a sobrevivência das indústrias muito difícil.


Politica

O sistema de governo adotado no Paraguai é a república presidencialista. Uma nova constituição, promulgada em 1992 para substituir a antiga constituição de 1967, estabelece como forma de governo a democracia representativa.O Poder executivo é exercido pelo Presidente da República, pelo Vice-Presidente e pelo Conselho de Ministros. Segundo a constituição paraguaia de 1992, haverá um Vice-Presidente da República que, em caso de impeachment ou ausência temporária do Presidente ou férias definitivas do chefe de Estado e de governo, o substituirá imediatamente, com todas as suas atribuições, ou seja, o vice-presidente substitui o presidente enquanto ele viaja com sua família ou parente dele para outro país ou se o chefe de Estado estiver impedido de governar.


Saude

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, o Paraguai tinha uma expectativa de vida média de 75 anos, colocando o quinto país da América Latina.A mortalidade infantil é de 18 por mil nascidos vivos, foi reduzida em 54% de 2000 a 2007. A expectativa de vida dos homens é de 72 anos, enquanto para as mulheres é de 78 anos.As principais causas de morte dos paraguaios são doenças cardíacas, respiratórias (pneumonia e tuberculose), parasitárias e câncer. Metade dos leitos hospitalares fica em Assunção.

iago793 disse...

Educaçao

A educação no Paraguai é gratuita e obrigatória dos 7 aos 13 anos. As escolas do Paraguai possuem uma média de 700 horas de aula anuais, enquanto em países como o Chile esse valor é de 1.500. Ainda assim, as crianças passam muito menos tempo na escola do que as crianças dos outros países da América do Sul.O reduzido número de escolas impede que muitos jovens estudem, a taxa de desistência permanece alta, e quase sempre as crianças têm que trabalhar no campo para cuidar de suas famílias.

иεтiинσ ® disse...

alberto sampaio
Brasil
clima:
O clima do Brasil é diversificado em consequência de fatores variados, como a fisionomia geográfica, a extensão territorial, o relevo e a dinâmica das massas de ar. Este último fator é de suma importância porque atua diretamente tanto na temperatura quanto na pluviosidade, provocando as diferenciações climáticas regionais. As massas de ar que interferem mais diretamente são a equatorial (continental e atlântica), a tropical (continental e atlântica) e a polar atlântica.
O Brasil apresenta o clima superúmido com características diversas, tais como o super-úmido quente (equatorial), em trechos da região Norte; super-úmido mesotérmico (subtropical), na Região Sul do Brasil, no sul e planalto paulista do estado de São Paulo, e super-úmido quente (tropical), numa estreita faixa litorânea de São Paulo ao Rio de Janeiro, Vitória, sul da Bahia até Salvador, sul de Sergipe e norte de Alagoas.

иεтiинσ ® disse...

alberto sampaio
brasil
relevo:
O Relevo do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre todos os planaltos e planícies do território brasileiro.
O Brasil é um país de altitudes modestas. Cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m.[carece de fontes] O Brasil não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhum dobramento moderno em seu território.
Tradicionalmente, o relevo do Brasil é dividido de acordo com a classificação de Ab'Saber, respeitado geógrafo paulista, pioneiro na identificação dos grandes domínios morfoclimáticos nacionais. Sua classificação identifica dois grandes tipos de unidades de relevo no território brasileiro: planaltos e planícies.
Mais recentemente, com os levantamentos detalhados sobre as características geológicas, geomorfólogicas, de solo, de hidrografia e vegetação do país, foi possível conhecer mais profundamente o relevo brasileiro e chegar a uma classificação mais detalhada, proposta, em 1989, pelo conceituado professor Jurandyr Ross, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Na classificação de Ross, são consideradas três principais formas de relevo: planaltos, planícies e depressões.

иεтiинσ ® disse...

alberto sampaio
brasil
aspectos economicos:
A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. Medido por paridade de poder de compra, seu produto interno bruto é próximo de 2,5 trilhões de dólares (R$ 3, 674 964 trilhões),fazendo-lhe a nona maior economia do mundo em 2008 segundo o FMI, (e décima maior economia segundo o Banco Mundial), fazendo-a segunda maior do continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos.[15]
O Brasil é membro de diversas organizações econômicas, como o Mercosul, a UNASUL, o G8+5, o G20 e o Grupo de Cairns. Seu número de parceiros comerciais é na ordem das centenas, com 60% das exportações principalmente de produtos manufaturados e semimanufaturados. Os principais parceiros comerciais do Brasil em 2008 foram: Mercosul e América Latina (25,9% do comércio), União Europeia (23,4%), Ásia (18,9%), Estados Unidos (14,0%) e outros (17,8%).
Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil foi o país que mais melhorou em competitividade em 2009, ganhando oito posições entre outros países, superando a Rússia pela primeira vez e fechando parcialmente a diferença de competitividade com a Índia e a China, as economias BRIC. Importantes passos dados desde a década de 1990 para a sustentabilidade fiscal, bem como as medidas tomadas para liberalizar e abrir a economia, impulsionaram significativamente os fundamentos do país em matéria de competitividade, proporcionando um melhor ambiente para o desenvolvimento do setor privado.

иεтiинσ ® disse...

alberto sampaio
Brasil
aspectos politicos:

O Brasil é uma República Federativa de regime presidencialista, dividida
administrativamente em 26 estados e um Distrito Federal, com um total de 5.024
municípios distribuídos nos estados. O Governo do Estado é exercido pela ação de
três poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário. Os membros dos
poderes Executivo e Legislativo são eleitos diretamente pela população e os
membros do Judiciário nomeados segundo procedimentos específicos, expressos
na Constituição.
Pela Constituição em vigor, promulgada a 5 de outubro de 1988, a sétima desde a
Independência do país em 1822, o Presidente da República, chefe de Estado e de
Governo, é eleito para um mandato de quatro anos, com direito à reeleição. Por se
tratar de regime presidencialista, referendado em plebiscito realizado em 21 de abril
de 1993, o presidente não depende da confiança do Legislativo para permanecer no
cargo. As eleições presidenciais são realizadas em dois turnos, caso um dos
candidatos não obtenha no primeiro pleito, 50% dos votos válidos mais um. O atual
Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, foi eleito em primeiro turno
de eleições diretas realizadas no dia 3 de outubro de 1994.

Sergio Farias disse...

Rafael Ferreira
8° ANO B
Brasil

Clima
Equatorial tropical, tropical de altitude, tropical atlantico, ou tropical umido subtropical e semi-arido

Relevo
Relevo do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre todos os planaltos e planícies do território brasileiro.

O Brasil é um país de altitudes modestas. Cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m.[carece de fontes] O Brasil não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhum dobramento moderno em seu território.

Tradicionalmente, o relevo do Brasil é dividido de acordo com a classificação de Ab'Saber, respeitado geógrafo paulista, pioneiro na identificação dos grandes domínios morfoclimáticos nacionais. Sua classificação identifica dois grandes tipos de unidades de relevo no território brasileiro: planaltos e planícies.

Economia do Brasil
A economia do brasil tem um mercado livre e exportador. Medido por paridade de poder de compra, seu produto interno bruto é próximo de 2,5 trilhões de dólares (R$ 3, 674 964 trilhões), fazendo-lhe a nona maior economia do mundo em 2008 segundo o FMI, (e décima maior economia segundo o Banco Mundial), fazendo-a segunda maior do continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos.

Economia politica
A politica economica consiste no conjunto de açoes governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI, o Banco Mundial e o Ex-Im Bank . Cada vez mais há uma interação com entidades multinacionais, pelo fato de a economia da maioria dos países encontrar-se globalizada.

Desenvolvimento
Na guerra contra o Uruguai onde o Brasil e Argemtina disputavam quem iriam ficar com as terras, o presidente do Uruguai fez um acordo com o Paraguai. E foi aí que o Brasil se deu mal e não teve capital suficiente para cobrir tudo o que gastava e necessitava. Como você já deve saber, a guerra do Paraguai foi uma das mais sangrentas de todas. O Brasil não conseguiu tomar as terras do Uruguai, porém o Paraguai perdeu milhares de vidas graças ao acordo que fez ao Uruguai, a Argentina também falhou em seu objetivo.

Contudo o Brasil queria porque queria ser independente de Portugal e se tornar um país. Portugal então pediu uma quantia em troca da independência do Brasil e que D. Pedro ficasse no poder, governando o país e que a monarquia continuasse. Mais oBrasil teve que emprestar essa quantia da Inglaterra, no qual gera uma dívida que não foi paga até hoje

Maia Araújoo disse...

ALUNA - IRAMAIA ARAÚJO
8ANO A

Equador

°Clima
O clima varia com a altitude, sendo tropical no litoral e na Amazônia e tornando-se cada vez mais frio à medida que a altitude aumenta, nos Andes.

°Relevo
A paisagem é dominada pelos Andes, que atravessam o centro do país no sentido norte-sul, com altitudes que chegam aos 6310 m no Chimborazo (praticamente no centro do país). A leste dos Andes, cerca de um quarto do território está integrado na bacia amazônica, e a oeste estende-se uma das mais extensas planícies costeiras da costa sul-americana do Pacífico.

°Aspectos econômicos
O Equador tem importantes reservas de petróleo que respondem por cerca de 40% das exportações do país e por 1/3 das receitas do governo há vários anos. Consequentemente, flutuações no preço desta commodity afetam significativamente a economia do país. No final da década de 1990 o país sofreu sua pior crise, quando desastres naturais que coincidiram com quedas no preço do barril de petróleo levaram o país ao colapso econômico.

°Aspectos políticos
O Equador é uma república presidencialista unitária. Segundo a constituição de 1979, o presidente e o vice-presidente são eleitos por voto popular direto e secreto para um período de quatro anos. Depois da aprovação da nova constituição em 2008, já é permitida a reeleição para um segundo mandato. O presidente escolhe seus ministros e governadores das províncias.

Deposito de Músicas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
D-K disse...

Aluna: Driele Tosta
8ºB 7ªB

Economia:

A economia da Guiana Francesa é baseada principalmente na pesca e na extração mineral. O departamento registra notável imigração ilegal, principalmente de brasileiros, haitianos, surinameses, atraídos pela possibilidade de obter renda em Euros.

Na segunda metade do século XX, a Guiana Francesa desenvolveu uma economia florescente, estimulada pela atividade no centro espacial de Kourou, conhecida por hospedar a base de lançamento de foguetes e satélites da Agência Espacial Europeia (ESA). O aluguel da base de lançamento rende dividendos à administração local.

O Centro Espacial de Kourou, construído a partir de 1968 pela Agência Espacial Europeia, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento econômico da Guiana Francesa, não só por gerar empregos, mas também por introduzir tecnologia de ponta e informática à região. O sistema de transportes concentra-se no litoral.
Há um aeroporto internacional em Rochambeau, perto de Caiena.

O programa denominado Plan Vert (Plano Verde) objetiva desenvolver a agricultura, a pecuária e a exploração florestal, e se baseia na imigração de colonos franceses.
A pesca, principalmente de camarões, cresceu a partir de meados do século XX. As exportações incluem açúcar, mandioca, coco, banana, rum e madeira. A Guiana Francesa explora seus recursos minerais, sobretudo ouro e bauxita.

Geografia:

A Guiana francesa está situada ao norte da América do Sul, sua extensão territorial é de 89.150 km² (dos quais 12.500 km² são a Guiana propriamente dita, o restante forma o território interno de Inini). Esse departamento delimita ao norte com o oceano Atlântico, ao sul e ao leste com o Brasil e a oeste com o Suriname.
O perímetro de suas fronteiras soma 1.183 km e sua faixa litorânea mede 378 km.

Demografia:

Sua população atual é de 190 842 hab. A idade média não passa dos 58 anos
A maioria da população é constituída pelos creoles ou mulatos, como resultado da contínua mestiçagem dos grupos procedentes da Europa, da Ásia e África, assim como de o de outras partes da América do Sul. Os índios, reduzidos a pequenas tribos, vivem na costa (caribes, aruaques e palicurs) e no interior (wayanas, oiampis e emérilons).
Nas proximidades do rio Maroni, descendentes de escravos foragidos no século XVIII conservaram seu modo de vida africano.

Clima:

Possui as estações do ano mais perceptíveis do que no clima equatorial comum. No verão, a temperatura pode chegar aos 30 °C, enquanto que no inverno chega aos 25 °C. As chuvas acontecem durante o ano todo, principalmente no verão são 1 200 mm por ano, menor que no clima equatorial, que são 3 100 mm por ano.

Divisões Administrativas:

A Guiana é ao mesmo tempo uma região e um departamento francês de ultramar cuja prefeitura tem sede em Caiena.

A Guiana Francesa é dividida em dois arrondissments (de Caiena eSaint-Laurent-du-Maroni), dezesseis
cantões e 22 comunas.

Então ; disse...

Luana Carvalho

- Argentina

Clima:

O clima da Argentina varia de região a região, cujos principais tipos climáticos são: de montanha a noroeste, sudoeste e oeste; árido tropical a nordeste; árido frio a sudeste, temperado continental ao sul; tropical ao norte; e subpolar no extremo sul.

Relevo:

é formado por planícies banhadas pelos rio Paraná a leste e fortes elevações na cordilheira dos Andes a oeste.
O território da Argentina estende-se longitudinalmente entre a cordilheira dos Andes e o oceano Atlântico. Caracteriza-se pela variedade de paisagens físicas resultantes da transição entre as zonas montanhosas do oeste e as planícies do leste.

Aspecto Econômico:

A Argentina é a segunda maior economia da América do Sul e juntamente com o Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela faz parte do Mercosul.

PIB
O PIB argentino sofreu um record em 1998, chegando 299 bilhões de dólares/pesos. A partir deste ano, ele passou a sofrer sucessivas quedas, chegando ao seu limite inferior em 2002. O seu PIB em 2005 alcançou 181 bilhões de dólares, deixando-a como o 37º país no ranking global, e o 3º na América Latina.
Para termos uma idéia de comparação o Brasil é o 10º maior PIB do mundo, e o país que vem logo atrás da Argentina no ranking é Hong Kong e o que vem logo depois é Portugal.

Aspecto Político:

Após a revisão de 1994, a Constituição da Argentina estabelece a separação dos poderes executivo, legislativo e judicial (Brasil: judiciário), quer ao nível nacional, quer ao nível provincial. O presidente e o vice-presidente são eleitos por sufrágio universal para mandatos de 4 anos, sendo apenas uma reeleição consecutiva permitida. O presidente (Presidente de la Nación Argentina) é ao mesmo tempo o chefe de estado e o chefe de governo. É ele que nomeia livremente os ministros e, em caso de "urgência e necessidade", pode legislar por decreto.
O parlamento da Argentina (o Congreso Nacional) tem duas câmaras: o Senado com 72 lugares e a Câmara de Deputados (Cámara de Diputados) com 257 membros. Desde 2001, os senadores são eleitos por sufrágio universal nas províncias e na Capital Federal, cada qual com direito a 3 senadores, que cumprem mandatos de 6 anos. Um terço dos lugares do Senado vão a eleições de dois em dois anos. Os membros da Câmara de Deputados são eleitos para mandatos de 4 anos.

keisse ellen disse...

aluna: keisse ellen

brasil
clima:o brasil apresenta o clima superúmido com caracteristicas diversas, tais como:equatorial em trechos da região norte, subtropical na região sul do brasil,no sul e planalto paulista do estado de são paulo e tropical numa estreita faixa litorania
relevo:cerca de 40% do seu território encontrase abaixo de 200m de altitude 45% entre 200m a 600m e 12% entre 600m e 900m.
aspecto economico:A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. Medido por paridade de poder de compra, seu produto interno bruto é próximo de 2,5 trilhões de dólares,fazendo-lhe a nona maior economia do mundo em 2008 segundo o FMI
aspecto politico:O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. Em nível federal, o poder executivo é exercido pelo Presidente. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário. O Estado brasileiro é uma federação pois é composto de estados dotados de autonomia política garantida pela Constituição Federal e do poder de promulgar suas próprias Constituições. É uma república presidencial porque as funções de chefe de Estado e chefe de governo estão reunidas em um único órgão: o Presidente da República. É uma democracia representativa porque o povo dificilmente exerce sua soberania, apenas elegendo o chefe do poder executivo e os seus representantes nos órgãos legislativos, como também diretamente, mediante plebiscito, referendo e iniciativa legislativa popular. Isso acontece raramente, o que não caracteriza uma democracia representativa.

Ivin disse...

Ivin Almeida 8º ano a

Peru



Clima - O Peru possui grande variedade de temperaturas, paisagens e ecossistemas. Na costa, quase nunca chove e, em geral, existem duas estações: a quente e a fria. A estação quente vai desde 15 de novembro até fins de março. A estação fria se apresenta desde o mês de abril até a primeira quinzena de novembro. Durante esta estação, existe muita umidade. Na serra e na selva, à diferença da costa, a temporada de chuvas é mais quente, acontecendo desde a primeira quinzena de novembro até fins de março. A temporada fria ocorre entre abril e a segunda quinzena de novembro.



Relevo - O Relevo do Peru tem como seguintes características: faixa litorânea desértica a leste por três cadeias verticais da cordilheira dos Andes (de noroeste a sul), vales profundos com diversos rios (entre as cadeias); altiplano andino com o lago Titicaca (sudeste); planícies onduladas com floresta tropical amazônica (62% do território, nordeste e leste).
A costa, a oeste, a cordilheira, no centro, e a selva, a leste, são as três grandes regiões naturais do país. A grande barreira andina, que atravessa o continente sul-americano de norte a sul junto às costas do Pacífico, é a viga mestra da conformação geográfica do Peru. As cordilheiras que circundam a bacia do Titicaca reúnem-se a noroeste do lago. Deste ponto partem as cadeias paralelas da cordilheira Ocidental, próxima à costa e divisória continental de águas entre o Atlântico e o Pacífico, e a cordilheira Oriental, cortada pelos profundos vales do Marañón e de seus afluentes no caminho que trilham para o Atlântico.



Economia - A economia do Peru tem experimentado um crescimento significativo nos últimos 15 anos. É considerado um mercado emergente de acordo com o MSCI. O Peru tem uma alta pontuanção no Índice de Desenvolvimento Humano, de 0,806, segundo relatório de 2008. A renda per capita de 2008 foi de US$ 8.594; em 2009, 34,8% de sua população total era pobre, incluindo 11,5% que é extremamente pobre. Historicamente, o desempenho econômico do país foi amarrado às exportações, que fornecem divisas para financiar importações e os pagamentos da dívida externa. Embora as exportações apresentem receita substancial, o crescimento auto-sustentado e uma distribuição mais igualitária da renda provaram-se elusivos.



Politica - O Peru é uma república democrática representativa presidencial com um sistema multipartidário. Sob a atual constituição, o presidente é o chefe de Estado e de governo. Ele ou ela é eleito por cinco anos e não pode buscar a reeleição imediata, deve ficar por pelo menos um termo constitucional antes da reeleição. O presidente designa o primeiro-ministro e, com o seu conselho, o resto do Conselho de Ministros.Há um Congresso unicameral com 120 membros eleitos para um mandato de cinco anos. Leis podem ser propostas tanto pelo poder executivo quanto pelo legislativo, e se tornam leis de facto após serem aprovadas pelo Congresso e promulgadas pelo presidente. O poder judiciário é nominalmente independente, embora a intervenção política em matéria de justiça tenha sido comum ao longo da história e, possivelmente, continue até hoje.

Ivin disse...

Desenvolvimento - Os primeiros indícios da presença humana no território peruano datam de aproximadamente 10.560 a.C. A mais antiga sociedade complexa conhecida no Peru e nas Américas, a civilização Caral, floresceu ao longo da costa do Oceano Pacífico entre 3000 e 1800 a.C. Estes desenvolvimentos iniciais foram seguidos de culturas arqueológicas, como Cupisnique, Chavin, Paracas, Mochica, Nazca, Wari e Chimu. No século XV, os Incas emergiram como um poderoso Estado e, no espaço de um século, formaram o maior império da América pré-colombiana. Sociedades andinas foram baseadas na agricultura, utilizando técnicas como a irrigação e terraceamento, pecuária de camelídeos e pesca também eram importantes. A organização era baseada no princípio da reciprocidade e redistribuição porque estas sociedades não tinham nenhuma noção de mercado ou dinheiro.



Educaçao - A educação no Peru está sob a jurisdição do Ministério da Educação, encarregado de formular, implementar e supervisionar a política educacional nacional. De acordo com a constituição, a educação é obrigatória e gratuita nas escolas públicas dos níveis da educação infantil, primária e secundária. É também gratuita nas universidades públicas para estudantes que não possuem condições de pagar. Em 2008, várias instituições como a UNESCO, World Bank e Banco Interamericano de Desenvolvimento afirmaram que o Peru possui o melhor sistema educacional da América Latinae que os índices de matrículas da educação primária, secundária e superior são os mais altos da América Latina.



Saúde - O Peru tem uma das maiores taxas de mortalidade materna nas Américas.
Centenas de mulheres grávidas pobres, camponesas e indígenas estão morrendo porque está sendo negado a elas o acesso aos mesmos serviços de saúde que outras mulheres do país recebem concluiu a Amnesty International em um novo relatório hoje. Apesar de haver iniciativas governamentais para promover o ensino de Quechua aos profissionais de saúde, seu uso não é difundido e muitas mulheres de comunidades indígenas, cuja língua materna não é o espanhol, não podem se comunicar com os médicos.

Maneiro disse...

Douglas Mota

Área: 916.445 km²
Capital: Caracas
População: 29,1 milhões (estimativa 2010)
Moeda: bolivar forte
Nome Oficial: República da Venezuela
Nacionalidade: venezuelana
Data Nacional: 5 de julho - Dia da Independência
Governo: República Presidencialista
Divisão administrativa: 23 estados

Gaby Ramos disse...

Gabriela Ramos
Peru
DADOS PRINCIPAIS:

Área:1.285.220 km²
Capital: Lima
População: 29,4 milhões (estimativa 2010)
Moeda: Novo Sol
Nome Oficial: República do Peru
Nacionalidade: peruana
Data Nacional: 28 de julho - Dia da Independência
Governo: República Presidencialista

GEOGRAFIA:

Mapa do Peru
Localização: Oeste da América do Sul
Cidade Principais: Lima, Arequipa, Trujillo e Chiclayo.
Densidade Demográfica: 23 hab./km2
Fuso Horário: - 2h
Clima: árido tropical na região litorânea; de montanha na região da Cordilheira dos Andes; equatorial na região da Floresta Amazônica.

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Composição da População: ameríndios 45%, eurameríndios 37%, europeus ibéricos 15%, outros 3%
Idioma: espanhol, aimará e quíchua (oficiais)
Religião: cristianismo 98% (católicos 92,5%, protestantes 5,5%), outras 2%
IDH: 0,723 (2010) - elevado
ECONOMIA:

Produtos Agrícolas: café, arroz, batata, milho e outros cereais.
Pecuária: bovinos, caprinos, ovinos, aves.
Mineração: cobre, chumbo, zinco, prata, petróleo e ouro.
Indústria: refino de petróleo, têxtil, alimentícia, vestuário, bebidas, processamento de gás natural.
Renda per capita: US$ 4.950 (estimativa 2010).
PIB: US$ 126,7 bilhões (estimativa 2010)
RELAÇÕES EXTERIORES:
APEC, Banco Mundial, Comunidade Andina, FMI, Grupo do Rio, Mercosul (membro associado), OEA, OMC e ONU

Matheus Silva disse...

DADOS PRINCIPAIS

ÁREA: 2.780.092 km²
CAPITAL: Buenos Aires
POPULAÇÃO DA ARGENTINA: 40 milhões (estimativa 2010)
MOEDA: peso argentino
NOME OFICIAL: REPÚBLICA ARGENTINA
NACIONALIDADE: argentina
DATA NACIONAL: 25 de maio (aniversário da Revolução) e 9 de julho (Dia da Independência).

100%sentido.com disse...

Giovana Moreira
DADOS PRINCIPAIS:

Área: 176.215 km²
Capital: Montevidéu
População: 3,4 milhões (estimativa 2010)
Moeda: Peso uruguaio
Nome Oficial: República Oriental do Uruguai
Nacionalidade: uruguaia
Data Nacional: 25 de agosto (Dia da Independência)
Governo: República presidencialista

GEOGRAFIA:

Localização: sul da América do Sul
Cidade Principais: Montevidéu, Salto, Paysandú e Las Piedras.
Densidade Demográfica: 19 hab./km2
Fuso Horário: o mesmo horário de Brasília
Clima: subtropical

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Composição da População: europeus ibéricos e meridionais 88%, eurameríndios 8%, afro-americanos 4%
Idioma: espanhol (oficial)
Religião: cristianismo 81,5% (católicos 78,5%, protestantes 3%), judaísmo 0,9%, outras 17,6%
Alfabetização: 97,9%
IDH: 0,765 (Pnud 2010) - desenvolvimento humano alto

ECONOMIA:

Produtos Agrícolas: cana-de-açúcar, arroz, trigo, cevada, milho, batata, sorgo e outros cereais.
Pecuária: bovinos, caprinos, ovinos e aves.
Mineração: ouro e pedras semipreciosas.
Indústria: alimentícia, vestuário, petroquímica, têxtil, carvão, química, bebidas, veículos e artigos de couro.
Renda per capita: US$ 14.300 (estimativa 2010).
PIB: US$ 40,7 bilhões (estimativa 2010)

RELAÇÕES INTERNACIONAIS:

- Banco Mundial, FMI, Mercosul, Grupo do Rio, OEA, OMC, ONU.

pablo disse...

pablo dacttes
A Venezuela, oficialmente República Bolivariana da Venezuela (em espanhol: República Bolivariana de Venezuela), é um país tropical, na costa norte da América do Sul. O país possui várias ilhas fora de seu território continental situadas em sua costa no Mar do Caribe. A república é uma antiga colônia espanhola que conquistou a sua independência em 1821.

A Venezuela tem fronteiras com a Guiana a leste, com o Brasil ao sul e com a Colômbia a o oeste. Os países Trinidad e Tobago, Granada, São Vicente e Granadinas, Santa Lucia e Barbados, além de Curaçao e Aruba, que são países formadores do Reino dos Países Baixos, e a municipalidade neerladesa de Bonaire, estão a norte, ao largo da costa venezuelana. Sua área territorial é de 916.445 quilômetros quadrados, com uma população estimada em 26.414.816 habitantes. Sua capital é Caracas. As cores da bandeira venezuelana são o amarelo, azul e vermelho, nessa ordem: o amarelo representa a riqueza da terra, o azul o mar e o céu do país, e o vermelho o sangue derramado pelos heróis da independência.[3]

Venezuela tem disputas territoriais com a Guiana (ex-colônia do Reino Unido), principalmente sobre a área de Essequibo, e com a Colômbia sobre o Golfo da Venezuela. Em 1895, após anos de tentativas diplomáticas para resolver a disputa fronteiriça na Venezuela, a disputa sobre a fronteira do rio Essequibo deflagrou-se e então foi submetida a uma comissão "neutra" (composta por representantes do Reino Unido, Estados Unidos e da Rússia e sem representante direto da Venezuela), que, em 1899, decidiu-se contra a reivindicação territorial da Venezuela.[4] A Venezuela é amplamente conhecido pela sua indústria de petróleo, pela diversidade ambiental do seu território e por seus recursos naturais. A nação é considerada um dos 17 países megadiversos do mundo,[5] com uma fauna diversificada e uma grande variedade de habitats protegidos.

A Venezuela está entre os países mais urbanizados da América Latina;[6][7] a grande maioria dos venezuelanos vivem nas cidades do norte, especialmente na capital Caracas, que é também o maior da cidade do país. Outras cidades importantes incluem Maracaibo, Valência, Maracay, Barquisimeto, Mérida, Barcelona-Puerto La Cruz e Ciudad Guayana.

Maneiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
macedoigor18 disse...

CLIMAS DO BRASIL Equatorial, tropical , tropical de altitude , tropical atlântico ou tropical úmido, subtropical
e semi-árido, informações sobre os diferentes tipos de climas, geografia do Brasil.

ECONOMIA DO BRASIL
O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking das maiores economias do mundo (dados de 2007). O Brasil possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização

INFORMAÇÕES

Moeda: Real (símbolo R$)
PIB (Produto Interno Bruto): R$ 3,675 trilhões (ano de 2010) ou US$ 2,21 trilhões
Renda per Capita (PIB per capita): R$ 16.414,00 ou US$ 9.118, 00 (2009)
Coeficiente de Gini: 49,3 (2008) alto
Crescimento do PIB nos últimos anos: 5,7% (2004), 3,2% (2005), 4 % (2006), 5,7% (2007), 5,1% (2008), - 0,6% (2009), 7,5% (2010)
Força de trabalho: 101 milhões (estimativa 2008)
Inflação: 5,91% (IPCA de 2010)
Taxa de desemprego: 6,7% (2010)
Salário Mínimo Nacional: R$ 545,00 ( a partir de 1º de março de 2011)

Jordan disse...

jordan douglas
GEOGRAFIA:

Mapa da Bolívia
Localização: região centro-oeste da América do Sul
Cidade Principais: La Paz, Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, Alto e Oruro.
Densidade Demográfica: 8,9 hab./km2
Fuso Horário: - 1h
Clima: equatorial (na região amazônica) e de montanha (região da cordilheira dos Andes)

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Composição da População: quíchuas 30%, aimarás 25%, eurameríndios 15%, descendentes de europeus ibéricos 15% e outros 15%.
Idioma: espanhol, aimará e quíchua (todos oficiais).
Religião: cristãos 98,9% (católicos 88,3%, protestantes 10,6%) e outras religiões 1,1%
IDH: 0,643 (2010) - médio

ECONOMIA:

Produtos Agrícolas: cana-de-açúcar, soja, castanha, café e frutas
Pecuária: bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves.
Mineração: gás natural, petróleo, zinco, estanho, prata e ouro.
Indústria: alimentos, refino de petróleo e bebidas.
PIB: US$ 47,88 bilhões (estimativa 2010)
PIB per capita: US$ 4.800 (estimativa 2010)

RELAÇÕES EXTERIORES:

Comunidade Andina, Banco Mundial, FMI, Grupo do Rio, Mercosul (membro associado), OEA, OMC, ONU.

DADOS PRINCIPAIS:

Área: 1.098.581 km²
Capital: La Paz (capital administrativa, sede do governo) e Sucre (constitucional, judicial)
População: 10,9 milhões (estimativa 2010)
Moeda: boliviano
Nome Oficial: República da Bolívia
Nacionalidade: boliviana
Data Nacional: 6 de agosto Dia da Independência.
Governo: República Presidencialista

maria eduarda disse...

M. Eduarda
DADOS PRINCIPAIS

ÁREA: 406.752 km²
CAPITAL: Assunção
POPULAÇÃO: 6,3 milhões (estimativa 2009)
MOEDA: guarani
NOME OFICIAL: República do Paraguai (República del Paraguay).
NACIONALIDADE: paraguaia
DATA NACIONAL: 14 e 15 de maio (Independência); 25 de agosto (Dia da Constituição).
GEOGRAFIA DO PARAGUAI :

Mapa do Paraguai
LOCALIZAÇÃO: sul da América do Sul
FUSO HORÁRIO: - 1 hora em relação à Brasília
CLIMA DO PARAGUAI: tropical seco (NO e NE), tropical (centro), subtropical (S).
CIDADES DO PARAGUAI (PRINCIPAIS): Assunção; Ciudad del Este, San Lorenzo, Lambare, Fernando de la Mora.
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: eurameríndios 95%, ameríndios 3%, europeus ibéricos 2% (1996).
DIVISÃO POLITICO-ADMINISTRATIVA: 17 departamentos e uma capital da República.

IDIOMAS: espanhol (oficial) e guarani.

RELIGIÃO: cristianismo 92,9% (católicos), outras 7,1% (1995).

DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 15,5 hab./km2

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 2,6% ao ano

TAXA DE ANALFABETISMO: 5,4% (2007).

RENDA PER CAPITA: US$ 2.540 (estimativa 2009).

IDH: 0,640 (2010) - médio

ECONOMIA:
Produtos Agrícolas: soja, algodão em pluma, cana-de-açúcar, mandioca.
Pecuária: bovinos, suínos, aves.
Mineração: calcário, gipsita, petróleo.
Indústria: alimentícia, bebidas, tabaco, madeireira, têxtil, vestuário, couro, petroquímica, gráfica e editorial, metalúrgica, produtos minerais não metálicos.
PIB: US$ 16 bilhões (2008)
Força de Trabalho: 3,1 milhões de trabalhadores (2007)

RELAÇÕES EXTERIORES:

Banco Mundial, ONU, FMI, Grupo do Rio, OEA, Mercosul, OMC.

rodolfo disse...

aluno-Rodolfo Neri

Clima do Uruguai

Entardecer em Maldonado.O clima do Uruguai é temperado, mas relativamente quente, visto que temperaturas negativas, bastante frequentes nas noites de inverno, não descem muito abaixo de zero, enquanto os verões são amenos no extremo sul do país (nas regiões de Montevidéu e de Punta del Este), tornando-se mais quentes em direção ao norte. O terreno plano fica de certo modo vulnerável a rápidas mudanças nas frentes meteorológicas e também ao pampero, um vento frio e ocasionalmente violento que sopra para norte desde as planícies das pampas na Argentina.

A temperatura média anual varia dos 16 °C em Montevidéu aos 19,5 °C em Salto e Artigas, e a precipitação média anual varia dos 1.000 mm no sul do país aos 1.400 mm no norte. Em Montevidéu, o mês mais quente é janeiro, com temperatura média de 22 °C, enquanto o mês mais frio é julho, com média de 10 °C. As temperaturas máxima e mínima recordes registradas no país são de 44 °C, em Paysandú (em 20 de janeiro de 1943), e de -11 °C, em Melo (em 14 de junho de 1967).[17] As geadas são bastante frequentes no inverno, mas a queda de neve registrou-se apenas em ocasiões muito esparsas.


ECONOMIA
Entardecer em Maldonado.O clima do Uruguai é temperado, mas relativamente quente, visto que temperaturas negativas, bastante frequentes nas noites de inverno, não descem muito abaixo de zero, enquanto os verões são amenos no extremo sul do país (nas regiões de Montevidéu e de Punta del Este), tornando-se mais quentes em direção ao norte. O terreno plano fica de certo modo vulnerável a rápidas mudanças nas frentes meteorológicas e também ao pampero, um vento frio e ocasionalmente violento que sopra para norte desde as planícies das pampas na Argentina.

A temperatura média anual varia dos 16 °C em Montevidéu aos 19,5 °C em Salto e Artigas, e a precipitação média anual varia dos 1.000 mm no sul do país aos 1.400 mm no norte. Em Montevidéu, o mês mais quente é janeiro, com temperatura média de 22 °C, enquanto o mês mais frio é julho, com média de 10 °C. As temperaturas máxima e mínima recordes registradas no país são de 44 °C, em Paysandú (em 20 de janeiro de 1943), e de -11 °C, em Melo (em 14 de junho de 1967).[17] As geadas são bastante frequentes no inverno, mas a queda de neve registrou-se apenas em ocasiões muito esparsas.


Educação no Uruguai
A educação no Uruguai é obrigatória por um total de nove anos, começando na educação primária, e é gratuita da pré-escola até a educação superior. O índice de matrículas na escola primária estava indisponível em 2001.[69] Enquanto o índice de matrículas indica um certo nível de comprometimento com a educação, esse valor nem sempre reflete a participação das crianças na escola.


Política do Uruguai
O Uruguai é uma república democrática representativa, com um sistema presidencial[41] Os membros do governo são eleitos para um mandato de cinco anos por um sistema de sufrágio universal.[41] O Uruguai é um Estado unitário: justiça, educação, saúde, segurança externa, política, a defesa são administradas em todo o país.[41] O poder executivo é exercido pelo presidente e por um gabinete de 13 ministros.[41]


Palácio legislativo, Montevidéu.O poder legislativo é constituído pela Assembléia Geral, composta por duas câmaras: a Câmara dos Deputados com 99 membros que representam os 19 departamentos, eleitos com base na representação proporcional; e a Câmara dos Senadores, composta por 31 membros, dos quais 30 são eleitos por um mandato de cinco anos por representação proporcional e pelo vice-presidente que a preside.

FELIPE RIBEIRO disse...

Mapa da Bolívia
Localização: região centro-oeste da América do Sul
Cidade Principais: La Paz, Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, Alto e Oruro.
Densidade Demográfica: 8,9 hab./km2
Fuso Horário: - 1h
Clima: equatorial (na região amazônica) e de montanha (região da cordilheira dos Andes)

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Composição da População: quíchuas 30%, aimarás 25%, eurameríndios 15%, descendentes de europeus ibéricos 15% e outros 15%.
Idioma: espanhol, aimará e quíchua (todos oficiais).
Religião: cristãos 98,9% (católicos 88,3%, protestantes 10,6%) e outras religiões 1,1%
IDH: 0,643 (2010) - médio

ECONOMIA:

Produtos Agrícolas: cana-de-açúcar, soja, castanha, café e frutas
Pecuária: bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves.
Mineração: gás natural, petróleo, zinco, estanho, prata e ouro.
Indústria: alimentos, refino de petróleo e bebidas.
PIB: US$ 47,88 bilhões (estimativa 2010)
PIB per capita: US$ 4.800 (estimativa 2010)

Larissa disse...

Larissa Alvarim 8 ano A

.:México:.
Cultura:A cultura do México reflete a complexidade da história mexicana, resultante da mistura das civilizações pré-hispânicas da Mesoamérica com a cultura de Espanha, transmitida durante os 300 anos de colonização espanhola do México. São ainda sentidas na cultura mexicana influências dos Estados Unidos da América e, em menor grau, da Europa, África e Ásia.

Economia;A Economia do México é, atualmente, a 14a maior do mundo por PIB nominal — estimado em mais de US$1 trilhão —, bem como a 11a maior por Poder de Compra, sendo o segundo país mais rico da América Latina, atrás apenas do Brasil.
O país faz parte de uma cooperação chamada SMB (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.

Educação:No México o índice de alfabetização em 2004 era de 97%[1] para jovens com menos de 14 anos, e 91% para as pessoas acima de 15,[2] colocando o México em 24º lugar no ranking mundial de acordo com a UNESCO.

População:A população mexicana é formada em sua maioria (60%) de mestiços de brancos de origem hispânica e índios, 29% são índios e 11% de brancos de outras regiões européias. O México é o país mais populoso onde a língua oficial é o espanhol e também são falados mais de 50 dialetos indígenas. Como acontece na maior parte dos países americanos a religião que predomina no México é a católica (89%).

junior kanaári0 disse...

aluno:Edvaldo Pinheiro

Chile

GEOGRAFIA DO CHILE:

LOCALIZAÇÃO: sudoeste da América do Sul
FUSO HORÁRIO: - 1 hora em relação à Brasília
CLIMA DO CHILE : de montanha (interior), árido tropical (litoral N), mediterrâneo (litoral centro), temperado oceânico (litoral S).
RIOS PRINCIPAIS: Rios Loa, Elqui e Aconcágua.
CIDADES DO CHILE (PRINCIPAIS): Santiago do Chile, Concepción, Puente Alto, Viña del Mar, Valparaíso, Talcahuano, Antofagasta
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: europeus ibéricos e eurameríndios 95%, ameríndios 3% (arauncãs e aimarás), outros 2%.

IDIOMAS: espanhol (oficial)

RELIGIÃO: cristianismo 89,9% (católicos 76,7%, protestantes 13,2%), sem filiação e ateísmo 5,8%, outras 4,3% (dados de 1992).

DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 22,58 hab./km2 (estimativa 20010)

CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,4% ao ano (1995 a 2000)

TAXA DE ANALFABETISMO: 3,5% (em 2007).

RENDA PER CAPITA: US$ 14.939 (estimativa 2007).

IDH: 0,783 (Pnud 2010) - desenvolvimento humano alto

ECONOMIA DO CHILE :
Produtos Agrícolas: trigo, aveia, cevada, milho, feijão, beterraba, alho, uva, semente de colza, semente de girassol
Pecuária: bovinos, suínos, ovinos, aves
Mineração: manganês, chumbo, carvão.
Indústria: alimentícia e metalúrgica.
PIB: US$ 256,8 bilhões (2010).

cassia vitoria disse...

Cássia vitória 8º ano B
China
*Clima: A China tem um clima dominado principalmente por estações secas e monções úmidas, o que leva a diferenças de temperatura no inverno e no verão.
*Religião: Política: O governo da China tem sido descrito como autoritário, comunista e socialista, com restrições em diversas áreas, em especial no que se refere às liberdades de imprensa, de reunião, de movimento, de direitos reprodutivos e de religião, além de alguns obstáculos ao livre uso da internet.
*Subdivisões: são subdivididas em 23 províncias, 5 regiões autônomas, 4 cidades administradas diretamente pelo governo central e 2 Regiões Administrativas Especiais.
*Educação: Em 2007, 93,3% da população acima de 15 anos de idade eram alfabetizadas. *Energia: Gasta de 20% a 100% de energia adicional em comparação aos países da OCDE para os mesmos processos industriais.
*Cultura: A China tem a mais longa tradição cultural continua do mundo, com uma história contínua de mais de 3.000 anos. A cultura chinesa conheceu uma notável longevidade e expansão geográfica que remonta pelo menos ao terceiro milênio, altura em que este povo se concentrava na região do Rio Amarelo.
*Direitos humanos: O governo da China responde afirmando que a noção de direitos humanos deve levar em conta o nível atual de desenvolvimento econômico e situação geopolítica de um país e se concentrar mais sobre os direitos do povo à subsistência e ao desenvolvimento nos países mais pobres
*Política: Com uma população de mais de 1,3 bilhões de pessoas, a China mantém uma política rígida de planejamento familiar, centrada no conceito de "uma criança por família". O objetivo do governo é estabilizar o crescimento populacional no início do século XXI. Há denúncias de abortos e esterilização forçados por parte de funcionários locais, obrigados a impedir o crescimento da população. Há um desequilíbrio de sexos na população chinesa devido a uma tradicional preferência chinesa por meninos, o que levou o governo a proibir o uso de ultra-sonografia na gravidez para fins de seleção do sexo da criança.
Língua oficial - Chinês Mandarim¹
Área
- Total 9.596.960 km² (3%)
- Água (%) 2,8
Localização: Situada no centro e no leste da Ásia
População
- Estimativa de 2010 1.338.612.968 hab. (1.º)
- Censo 2000 1.242.612.226 hab.
- Densidade 139.6 hab./km²
PIB (base PPC) Estimativa de 2010
- Total US$ 10.084 trilhões (2.º)
- Per capita US$ 7 518[1] (99.º)
Indicadores sociais
- Gini (2007) 41,5% – alto
- IDH (2010) 0.663[2] (89.º) – médio
- Esper. de vida 73,0 anos (82.º)
- Mort. infantil 23,0/mil nasc. (93.º)
- Alfabetização 93,3% (80.º)

Postar um comentário