segunda-feira, 18 de julho de 2011

PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES

A Filosofia é um campo do saber que exige a leitura e a escrita. Ler, reler, discutir, pesquisar escrever e reescrever é uma realidade eminentemente presente para aqueles que começam a adentrar no âmbito da Filosofia. Na minha atividade docente logo cedo percebi algumas dificuldades basilares que torna a aprendizagem do filosofar difícil: Como será possível adentrar no mundo dos filósofos, em suas teorias e na estratagema criada pelos mesmos para resolver uma aporia, se nossos jovens não estão habituados com a leitura? Como é possível começar a escrever se o processo de escrita requer um cabedal teórico, requer uma mentalidade capaz de perceber as artimanhas do texto, perceber os conectivos adequados para traduzir um pensamento, para transformar ideias e compreensões temáticas em escrita? Diante de tantos porquês a única saída possível é começar e começar escrevendo. Foi assim que idealizei o primeiro projeto de pesquisa e produção filosófica e também literária em torno de uma obra. Inicialmente começamos com obras do acervo filosófico, onde cada série fica responsável por uma obra especifica de um filósofo, o critério para escolha da obra esta sempre ligado ao conteúdo da grade temática de cada série. Para o primeiro ano a obra indicada geralmente é o Banquete de Platão, ou  O Discurso do Método de Descartes. O segundo ano trabalha com a Ética a Nicomaco ou algum livro da República de Platão. Por fim, o terceiro ano fica com o Contrato Social de Rousseau, O Capital de Marx ou O Príncipe de Maquiavel. Além da leitura e discussão da obra a partir dos conteúdos do módulo de filosofia estudados em sala de aula, os estudantes são avaliados por suas produções: um artigo dirigido, um ensaio dirigido. Em 2013 e 2014, para ajudar na melhoria da produção final, o projeto passou a ser realizado em conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa e assim no 2º ano do Ensino Médio a escolha da obra foi modificada, passando a ser utilizada a obra Vidas Secas do escritor Graciliano Ramos, onde é possível estabelecer o diálogo entre filosofia e literatura, bem como trabalhar com mais rigorosidade a forma de escrita. Em 2014 o Projeto com o 3º ano do Ensino Médio ganhou uma nova roupagem, uma vez que os estudantes já estão habituados com a forma de ler, pensar e escrever, haja vista que vinham caminhando nesta prática por dois anos, o projeto foi modificado para o 3º ano do Ensino Médio passando a ser Um Concurso de Artigo. Veja mais sobre na área de Projetos. 

 SEGUE ABAIXO ALGUMAS PRODUÇÕES 



1 comentários:

DEFERIDO disse...

Sinto-me lisonjeada. Ter o meu nome e o meu trabalho nesse blog me emociona de tal forma que limita as minhas palavras, estou sem saber o que dizer, a única coisa que penso agora, é que nada é mais gratificante do que ter tido a honra de ser avaliada e orientada por Cleidson. <3

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