quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Propostas Curriculares para o Ensino de Filosofia

Em 02 de junho de 2008 foi sancionada a lei que altera o artigo 36 da LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Essa alteração diz respeito a obrigação da presença das disciplinas Sociologia e Filosofia nos currículos das instituições educacionais de ensino médio. A presença das duas disciplinas é uma conquista de toda sociedade brasileira, que, representada por diversos setores ,vinha, há muito tempo, brigando pela inclusão das disciplinas na grade curricular.
Essa realidade reflete o momento de democracia que estamos vivendo e ao mesmo tempo a inserção das disciplinas oferece os alicerces para aprofundar essa experiência democrática. Todavia é preciso ressaltar que a presença das disciplinas, sobretudo da Filosofia, provoca uma serie de discussões, principalmente por setores mais tradicionais da sociedade. Se por um lado a Filosofia reclama sua presença, por outro lado essa disciplina é tachada de abstrata, sem utilidade, complexa. Bom, a tão esperada lei foi sancionada, agora é tempo de engendrar os mecanismos didáticos para que essa logre resultados. Com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre como os estados pensam a inclusão das disciplinas: Filosofia e Sociologia e também (para os que desejam) a situação das demais disciplinas, deixo abaixo os links para acessar as diretrizes curriculares de cada estado. 

Paraná - Diretrizes Curriculares





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