quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Por que o mundo precisa de filosofia?(Parte 5)



O trabalho que me coloquei a realizar é hercúleo, reconheço que ele é inicial, na verdade elementar e lancei o mesmo, muito mais como uma provocação, a fim de que se reflita sobre a filosofia e sua necessidade para o hoje que vivemos. Daí ser essa reflexão, ainda carente de um trabalho mais pormenorizado, um ponta pé inicial. Cabe a outros estudantes de filosofia pensar e escrever acerca desta questão, deste tema, que é, ao meu ver, de crucial importância, tendo, inclusive suas razões embutidas nas partes anteriores.
Se começássemos essa discussão em uma escrita filosófica estrita, ou seguindo uma argumentação, somente no campo de estudo, certamente para dizer que o mundo precisa de filosofia, ou não, deveria começar pela definição do que é mundo. Realmente seria esse um trabalho interessante e até profundo, só que almejo que esses escritos alcancem um número maior de pessoas, cujo contato com a filosofia seja inicial e não tanto acadêmico e nisto reside a forma de linguagem e argumentação mais exotérica, mais convidativa. Importa  refletir sobre a necessidade da filosofia, sobre o ato de filosofar. Assim, a fim de seguir um encadeamento lógico mais pormenorizado nesta última parte decidi responder ao "por que" em tópicos, apontando e trabalhando em cada um. Deixando aberto para que muitos outros tópicos possam ser apresentados.

A primeira justificativa que apresento para a necessidade da filosofia no mundo está afeita a formação da mentalidade. Mas o que quero dizer com mentalidade, por que forma-la e o que consiste isso? E vou além, em que a filosofia é detentora dessas prerrogativas de formadora da mentalidade? E que mentalidade ela forma? Sabemos que o homem é racional, mas um racional que no contemporâneo ultrapassa o campo da razão que conhecemos e abraça uma inteligência que é múltipla. Um racional que carrega junto a lógica, a efetividade, a criatividade e outras inteligências. Daí concebermos a mentalidade hoje como algo mais complexo, mais abrangente. Com isso, respondemos, e essa é uma resposta particular, que certamente reconstitui o conceito de mente, que a mente é um complexo humano, um campo múltiplo de faculdades que para dar conta das demandas do mundo atual precisa se desenvolver e funcionar em conjunto. Assim a filosofia tem uma um papel peculiar, que é possibilitar ao homem um saber pensar, refletir, analisar discutir problemas, levantar questões, formar um espírito crítico. Isto porque ela, a filosofia, já com sua história convida o homem a perceber o mundo como um campo de investigação e o homem como o ser dotado da capacidade para se encantar, brincar, estudar e falar sobre esse mundo. Porque ela oferece os mecanismos mais rigorosos de analise e crítica, elaborados pelos grandes "gigantes da história" para construir conhecimento, para viver, para se organizar. Por que ela incita, uma vez estudada, todo ser humano a trilhar o caminho da observação, da não aceitação de preconceitos e prejuízos.
Com isso, digo que, um homem que pensa, que reflete que analisa, decide melhor, age melhor e constrói ao seu redor uma sociedade mais justa, onde, uns não se julguem detentores de outros,ou senhores de outros. O mundo, esse espaço natural que se mescla com aquilo que é sociedade, que é o mundo humano, reconhece desde seu início o processo, onde, uns as custas de outros enriquece e usufrui dos bens naturais do planeta, seja pela força física, ou por todo um processo de desconstrução do humano, fazendo-o crêr que ele pode ser subjugado por seu semelhante. É pertinente que essa maneira de pensar seja fruto de uma lógica isenta de reflexão e análise, todavia, dificilmente quem está no poder irá refletir para modificar sua atitude quando esta o "beneficia", o raciocinar é fruto, muito mais presente, daqueles que sentem os problemas, já que pensar é tentar dar uma resposta aos problemas.

Clique aqui para ver a parte 4

0 comentários:

Postar um comentário