terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vocês já ouviram falar na Escola Livre?



Brevemente estarei falando sobre a "Escola Livre" e o que tenho aprendido em torno do estudo que estou fazendo sobre essa educação, sobretudo, com relação a última experiência que tive, quando me fora concedida a oportunidade de visitar uma Escola Livre no Sul do Estado, a única funcionando na Bahia.
De antemão, deixo-vos com algumas provocações: É possível uma educação onde a criança decida o que ela vai estudar, ou até mesmo não estudar e fazer outra atividade? É possível uma educação que esteja nos moldes daquilo que falou Rousseau lá no livro O Emílio? E ai, o que pensam a respeito?

1 comentários:

Educar é transformar disse...

Olá Cleidson, essa temática 'escola livre' e a provocação feita por você, tomara que tenha um pouco da Escola da Ponte em Portugal onde foi criada na década de 70 e é base primaz do ensino construtivista, o qual respeita as individualidades de cada aluno e a didática de ensino-aprendizagem se direciona a isso.
É estou interessada em saber detalhes sobre esta escola baiana e gostaria que você me enviasse informações.
Grata, Emanuele.

Postar um comentário