segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CONVITE AO FILOSOFAR

Caspar David Friedrich - Gebirgige Flusslandschaft (Nachtvision) (um 1830-35)

Em 2010, um ano após iniciar minhas atividades como professor, percebi algumas necessidades pertinentes a realidade docente atual e a realidade dos estudantes da era da cibernética: havia um novo espaço de discussão de ideias, de aprendizagem, um espaço multidisciplinar, onde é possível compartilhar pensamentos por meios mais diversos: vídeos, sons, textos, imagens, e esse espaço é bem explorado por aqueles que nasceram praticamente dentro dessa realidade, os nativos digitais. Os adolescentes do Ensino Médio que frequentavam as aulas de filosofia conheciam bem o Youtube, o Facebook, blogs e tantas outras redes que preenchia o tempo livre deles e eles utilizavam isso, não só para se divertir, mas também para aprender. 
A proposta que tracei para mim quando ingressei no curso de licenciatura em filosofia era a de ser um professor diferente, essa diferença dizia respeito a responder as seguintes perguntas: "Como gostaria que meu professor fosse?" "O que gostaria de aprender e como gostaria de aprender caso fosse meu próprio aluno?" Com essas perguntas decidi que seria o professor que gostaria de ter quando era estudante. Foi assim, com essa mentalidade que comecei minha atividade docente. Imagina... de início foi um fiasco. Mas não demorei para perceber que eu estava pensando com a cabeça do aluno dos anos 90, com os costumes daquela época e preparando aula antiquadas, assim se quisesse ter um pouco mais de atenção dos estudantes precisava compreender o mundo deles, fazer parte da tribo, e para isso precisava enriquecer meu vocabulário com algumas palavras usadas pelos jovens e saber usar ferramentas de aprendizagem e diversão que eles usavam. Foi assim que descobri os sites de jogos, sites com aulas de violão, aulas de matemática no Youtube, grupos de discussão no Facebook e fui adequando as minhas aulas a essa realidade, casando os conteúdos de filosofia necessários para a formação de um sujeito crítico e reflexivo com as Tecnologias da Comunicação e Informação. De início comecei como expectador, mero observador, olhava como os jovens usavam essas ferramentas digitais, até que paulatinamente decidi inserir em minhas aulas vídeos, músicas, apresentar as aulas em power point, prezi, activinspire. A aceitação dos estudantes foi imediata e o resultado foi expressivo. Assim a essa altura já não era mais uma questão de preparar aulas ou de ser um bom professor, mas era uma maneira de entender uma realidade que já estava inserido nela, a realidade da era digital, da cibercultura. Para compreender e explorar essa realidade que nasceu o blog Convite ao Filosofar, no início ele era um espaço para expandir o conteúdo trabalhado em sala de aula, uma área onde os estudantes poderiam encontrar materiais multimídia sobre o conteúdo estudado, em seguida passou a ser um espaço onde os estudantes ajudavam também a construir a partir de elaboração de trabalhos no próprio blog e ou comentário de postagens. Confesso que o blog já foi utilizado até com fins avaliativos dos estudantes. Hoje ele tem uma função muito diversificado que vai de uma ferramenta de interação com os estudantes, exposição de minhas ideais sobre educação, filosofia, ecologia, sociologia e outros temas, como também espaço para interação com outro educadores. No blog é disponibilizado meu Programa de Ensino, algumas aulas, projetos que realizo com os estudantes, postagens com temas diversos filosóficos ou relacionados com a filosofia. A forma de escrita utilizada é a mais próxima possível de uma linguagem acessível aos estudantes, sem deixar é claro, de ser coerente com as normas gramaticais e com a busca pela elucidação de temas e problemas de ordem filosófica. Assim no passeio por uma filosofia leve mais comprometida convido vocês a filosofar. 

7 comentários:

Unknown disse...

Tudo isso foi bom professor , pois te fez um ótimo professor que além de incentivar os alunos a filosofar você nos transmite bastante conhecimento e o melhor tem o respeito e carinho que todo professor deveria mais poucos tem o privilégio um desses é você ! <3

Luís Fernando Reis disse...

Meu e-mail; luisfernandoreis@gmail.com

Luís Fernando Reis disse...

Queria ter acesso a seu artigo do ANPOF14 seria possível?
Obrigado. Meu e-mail acima.

Cleidson de Oliveira disse...

Caro Luís, primeiramente quero agradecer pela visita neste espaço e ressalto que estou aberto para críticas, sugestões. Eu vou te enviar o artigo, peço, entretanto alguns dias, pois estou revisando o mesmo, uma vez que estou submetendo ele para um periódico. Essa revisão se faz necessária, também, pois percebi, após conversas com colegas professores e pesquisadores, pontos interessantes que podem ajudar quanto a pertinência da temática, objetividade e um maior alcance dentro das questões do ensino de filosofia. Agradecido

Marizélia Tosta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marizélia Tosta disse...

Ser Professor...

"Ser professor é ser artista, malabarista, pintor, escultor, doutor, musicólogo, psicólogo...
É ser mãe, pai, irmã, avó.
É ser palhaço, bagaço...
É ser ciência e paciência...
É ser informação.
É ser ação, ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
Incompreendido? ...Muito.
Defendido? Nunca.
O seu filho passou?...Claro, é um gênio.
Não passou? O professor não ensinou.
Ser professor é um vício ou vocação? É outra coisa...
É ter nas mãos o mundo de amanhã.
Amanhã. Os alunos vão-se...
E ele, o mestre, de mãos vazias, fica com o coração partido.
Recebe novas turmas, novos olhinhos ávidos de cultura.
E ele, o professor, vai despejando com toda a ternura, o saber, a orientação. Nas cabecinhas novas que amanhã
reluzirão no firmamento da pátria.
Fica a saudade... A amizade.
O pagamento real?
Só na eternidade."

Marizélia Tosta disse...



"O VALOR DE SER EDUCADOR
Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se autorrealizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador."

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